sábado, 20 de julho de 2013

BNP. A Torre. Maria Inês Cordeiro. Duarte Belo. «… passar à vida real, quando a obra começa, torna-se o único e grande atlas de um universo a diferentes escalas e dimensões que se desdobra até ao mais ínfimo pormenor…»

Cortesia da bnp

«No pp dia 9 de Julho aconteceu, no Auditório da BNP, o lançamento do livro A Torre. A obra, editada pela Documenta, foi apresentada por João Pardal Monteiro. Tendo-se iniciado em 2008, as obras de ampliação e remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal terminam formalmente este ano.

A Torre apresenta as fotografias de Duarte Belo, que acompanham, entre 2008 e 2013, os ritmos e a evolução da obra. São agrupadas conceptualmente por pequenos textos de Maria Inês Cordeiro que sintetizam fases e partes do que foi o passar do projecto em papel à realidade concreta:
  • [...] Em papel, o projecto pode ser tão frágil e complexo como qualquer livro da Biblioteca ou como as relações entre todas as pessoas que o produziram. Mas ao passar à vida real, quando a obra começa, torna-se o único e grande atlas de um universo a diferentes escalas e dimensões que se desdobra até ao mais ínfimo pormenor, e acompanha todos os naipes de uma complexa orquestração [...]».
In Maria Inês Cordeiro, Duarte Belo, A Torre, BNP, Concreto, A Torre, 2013.

Com amizade. Êxitos no novo cargo.

Cortesia de BNP/JDACT