sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Primeira Mulher de Camilo. Silêncio Injustificado. Alberto Pimentel. « Joaquina Pereira, a primogénita de Sebastião Martins Santos, entre todas as raparigas de Ribeira de Pena, a que pôde gabar-se de ter empolgado o coração do joven e endiabrado Camillo. Forte, sadia, reforçada, de peitos altos, estatura regular: nas faces morenas, um clarão de ingenuidade alegre…»

jdact

Ha relâmpagos de memoria que abrem um vinco na fronte do homem. E a velhice extemporânea de alguns o que é se não recordarem-se? In Camilo Castelo Branco, 'A Enjeitada'.

«(…) Os themas eram colhidos nos escriptores portuguezes de boa nota, os clássicos, principalmente nos textos substanciosos de estreme orthodoxia. Camillo, quando chegou a Friume, levava o latim de padre António Azevedo, mais a bagagem litteraria que elle lhe emmalara. Também levava a viola dos serões transmontanos, que annos depois ainda dedilhava no Porto, empoleirado sobre as telhas de um prédio da rua Escura. Com estes predicados, personificava o typo escholastico da sua época. Inventava facilmente entremezes para os serandeiros e redondilhas para serem cantadas ao desgarre. Não que elle tivesse méritos de cantor, porque a voz lhe era rebelde. Percorrendo a escala, quando chegava ao Si, esganitava-se n'uma engasgação. Sem embargo, quando o amor o inspirava, tentava vencer, com melhor ou peor êxito, as rebeldias da larynge.
A vocação litteraria de Camillo não visava nesse tempo a um ideal artistico. Estava unicamente ao serviço de um temporal desfeito de adolescência folgazã e de alegria fragoeira, que saltava tão desembaraçada por sobre as neves e barrocas do Marão como um gentleman poderia pisar, nos menuettos da corte, velludosos tapetes de Susa. A vida de Camillo, á semelhança da de Camões e Bocage, foi irrequieta nos primeiros annos da mocidade. Camões teve a alcunha de Diabo, que também foi o qualificativo dado por Heine a Proudhon, e que egualmente assentaria com propriedade em Camillo. Pode, pois, imaginar-se a sensação que elle causaria quando appareceu em Friume com a sua bagagemzinha intellectual preparada por padre António; com a viola transmontana e uma inexgotavel veia de improvisação; com a sua alegria desabalada, que refervia em vulcões de imaginação inventiva.
Sebastião dos Santos, o tendeiro lettrado, conhecia que tinha encontrado o seu homem. Camillo viera dar á Havaneza de Friume umas tinturas de illustração e mundanidade que não podiam deixar de lisonjear o dono do estabelecimento, tão lido na Historia Sagrada, e tão interessado em saber e discutir o que se passava por esse mundo fora. A concorrência á loja de Sebastião dos Santos começou a ser maior, porque, em vez de um, havia agora dois oradores a iscar a curiosidade publica. Mas o joven Camillo reconheceu, a breve trecho, que precisava de maior âmbito, para expandir a sua alegria, do que a loja de Sebastião.
Entrou a promover corridas de gallos e entremezes, que elle próprio dirigia com uma actividade infatigável, attraindo sobre si a estima e o reconhecimento públicos, porque a aldeia de Friume perdera de repente a somnolencia patriarchal, que até então a tinha amodorrado. Os entremezes, divertimento que dos costumes da corte, onde Gil Vicente o implantara, derivou para a tradição popular, eram recebidos com geral agrado. Camillo compunha a peça, distribuia-a. ensaiava-a com enorme trabalho, lascando as durezas da prosódia dos actores, como se brita pedra com um martello, e trepanando os papeis na cabeça dos que não sabiam ler. Depois ajudava a levantar o palco scenico, carpintejando elle próprio. Na noite da representação era auctor. contra-regra. actor e fiscal do theatro, multiplicando prodigiosamente a sua actividade.

Rodeado de uma atmosphera de prestigio, em lena evidencia, não admira que os seus jovialissimos dezeseis annos se impozessem á admiração das raparigas de toda a freguezia do Salvador, e que elle próprio se deixasse enlear nos laços que o amor arma brandamente. Assim aconteceu. A breve trecho foi Joaquina Pereira, a primogénita de Sebastião Martins Santos, entre todas as raparigas de Ribeira de Pena, a que pôde gabar-se de ter empolgado o coração do joven e endiabrado Camillo.
Ella era, como já disse, uma guapa e temporã cachopa. Forte, sadia, reforçada, de peitos altos, estatura regular: nas faces morenas, um clarão de ingenuidade alegre, de bondade expansiva. Na véspera e dia de Natal, quando sahiam as rondas, grupos de rapazes e moçoilas que percorrem a povoação em danças e descantes, Joaquina, que tomara os appellidos da mãe, era a flor do rancho, o que despertava um certo despeito nas raparigas nascidas em Friume, porque ella tinha nascido em S. Cosme de Gondomar.
A 10 de Janeiro, pela romaria de S. Gonçalo, era das mais gentis cachopas que exhibiam as suas vestes de gala: saia de chita, jaqué de merino, ordinariamente escuro, chinellas de verniz, lenço de seda na cabeça. Pulando nas danças do arraial, quando o lenço lhe descahia ao abandono, parecia ainda mais gentil, graças ao penteado em uso entre as raparigas de Friume: duas tranças singelamente enlaçadas na parte posterior da cabeça. Joaquina Pereira enamorou-se de Camillo ouvindo-o discursar na loja do pai e recitar versos que exaltavam a imaginação. Depois, a liberdade nas rondas, nos entremezes e nas corridas de gallos ageitava occasião propicia ás confidencias, aos segredos, ás juras de amor, que na loja de Sebastião Santos, interposto o balcão, não eram permittidos aos dois namorados.
Camillo, que tinha ido a Friume por acompanhar apenas a tia Rita, achou alli, quando menos o esperava, uma posição social, posto que modesta, conveniente. Luiz Cunha Lemos, que acumulava as funcções de secretario da camara e da administração do concelho de Ribeira de Pena, tinha sido investido também nas de escrivão de fazenda e escrivão e tabellião do julgado. Não parece, este Lemos, um dos felizes burocratas graúdos dos nossos dias, que são verdadeiros cabides de empregos rendosos? Pois bem! O indispensável Lemos precisava de um escrevente, que certamente não era de mais, e contratou Camillo para esse cargo, mediante casa e mesa, além, talvez, de alguma remuneração em dinheiro».

In Alberto Pimentel, A Primeira Mulher de Camilo, Silêncio Injustificado, PQ 9261C3Z738, Guimarães & Cª - Editores, Lisboa, 1916.

Cortesia de Guimarães Editores/JDACT