domingo, 20 de agosto de 2017

Raparigas da Província. Edna O’Brien. «Tinha endurecido, por isso ele pôs-lhe uns bocadinhos de manteiga para o embrandecer. Era um ovo de franga que mal ultrapassava o rebordo do oveiro»

jdact

«(…) Há-de matar aqueles arbustos por baixo da janela, mais certo que certo, costumava ela dizer, e certas noites, quando ficava muito zangada, ia lá abaixo em camisa de noite, batia-lhe à porta e perguntava-lhe por que razão não ia fazer aquilo lá fora. Mas Hickey nunca lhe respondia, era muito matreiro. Vesti-me à pressa e, quando me dobrei para chegar aos sapatos, vi cotão, poeira e penas debaixo da cama. Não tinha disposição para limpar o quarto, por isso puxei as cobertas para cima e apressei-me a sair. O patamar estava escuro, como sempre. Uma janela feia, de vitral, dava-lhe um ar fúnebre, como se alguém tivesse acabado de morrer lá em casa. Este ovo vai parecer uma bala, gritou Hickey. Vou já, disse eu. Tinha de me lavar. A casa de banho era fria, ninguém se servia dela. Uma casa de banho ao abandono com uma mancha de ferrugem no lavatório, mesmo por baixo da torneira de água fria, um sabonete cor-de-rosa novinho em folha e um toalhete de lavar a cara entesado, que parecia ter ficado pendurado lá fora toda a noite, à geada.
Resolvi não me ralar e limitei-me a encher um balde de água para a sanita. O autoclismo não funcionava, havia meses que estávamos à espera de um homem para vir arranjá-lo. Fiquei envergonhada quando a Baba, minha amiga da escola, foi lá acima e disse, inevitavelmente: ainda avariado? Em nossa casa as coisas ou estavam estragadas ou não eram usadas. A mamã tinha molas novas e vários rolos de corda nova num guarda-fato, lá em cima; dizia que se as levasse para baixo só serviria para se partirem ou serem roubadas. O quarto do meu pai era mesmo em frente da casa de banho. As suas roupas velhas estavam estiraçadas numa cadeira. Ele não estava ali, mas eu conseguia ouvir-lhe os joelhos a estalar. Os joelhos dele estalavam quando se deitava e se levantava da cama. Hickey chamou-me uma vez mais.
A mamã estava sentada ao pé do fogão a lenha, comendo um bocado de pão às secas. Os seus olhos azuis estavam pequenos e inflamados. Não dormira. Olhava fixamente em frente, para algo que só ela via, para o destino e para o futuro. Hickey piscou-me o olho. Estava a comer três ovos estrelados com várias fatias de bacon curado em casa. Mergulhava o pão na gema de ovo crua e depois chupava-o. Dormiste?, perguntei à mãe. Não. Tu tinhas um rebuçado na boca e eu temia que sufocasses se o engolisses inteiro, por isso fiquei acordada, pelo sim pelo não. Tínhamos sempre rebuçados e tabletes de chocolate debaixo do travesseiro e eu tirara um rebuçado de fruta mesmo antes de adormecer. Coitada da mamã, estava sempre preocupada. Suponho que ficou ali deitada a pensar nele, à espera do ruído de um automóvel a parar na estrada, à espera do rumor dos pés dele na erva molhada e do barulho do ferrolho do portão. Esperando e tossindo. Tossia sempre, quando estava deitada; por isso guardava trapos velhos, que lhe serviam de lenço, numa bolsa de veludo que estava atada a um varão da cama de latão.
Hickey cortou a extremidade do meu ovo. Tinha endurecido, por isso ele pôs-lhe uns bocadinhos de manteiga para o embrandecer. Era um ovo de franga que mal ultrapassava o rebordo do oveiro grande de porcelana. Tinha um ar ridículo, o ovo pequenino no oveiro grande, mas sabia muito bem. O chá estava frio. Posso levar lilases a miss Moriarty?, perguntei à mamã. Sentia vergonha de me aproveitar da infelicidade dela para levar flores à professora, mas queria muito vencer a Baba e tornar-me a queridinha de miss Moriarty. Sim, querida, leva aquilo que quiseres, disse a mamã, distraída. Fui até junto dela, pus-lhe os braços à volta do pescoço e beijei-a. Era a melhor mãe do mundo. Disse-lhe isso e ela estreitou-me durante um minuto, como se não quisesse deixar-me ir. Eu era tudo para ela neste mundo, tudo». In Edna O’Brien, Raparigas da Província, 1960, Relógio D’Água, 2010, ISBN 978-989-641-176-3.

Cortesia de RelógioD’Água/JDACT