segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jazz Ao Centro: Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2011. «Com um programa rico e diversificado, o JaC oferece concertos, espectáculos educativos para os mais jovens, exposições e filmes. À semelhança das edições anteriores, o festival percorrerá diferentes locais da cidade de Coimbra»


Cortesia de jac 

Jazz Ao Centro. Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2011
«Emblemático a nível nacional para qualquer amante de jazz, o Jazz Ao Centro mantém como força motriz o contacto do público com grandes nomes. A 9.ª edição concentra toda a acção entre os dias 24 de Maio e 5 de Junho de 2011, em vários pontos da cidade de Coimbra.

O alinhamento volta a definir-se em qualidade e abrangência, com destaque para a rebeldia do saxofonista e clarinetista Ken Vandermark, que apresenta o projecto Platform 1, e para a veia livre, improvisadora e exploradora do violoncelista David Levin. O dinamismo do quinteto Motif, o «gigante devorador de várias línguas musicais» que é o Ogre de Maria João, a curiosidade em torno do projecto Pão e a criatividade entusiasmante do saxofonista Rodrigo Amado também fazem parte da ementa.



Cortesia de jac

A rota dos frequentadores do Jazz Ao Centro passa também pelo cinema, são projectados "Step Across the Border", de Nicolas Humbert e Werner Penzel; e "Shadows", de John Cassavettes, pelas exposições, fotografia e design gráfico, e pela Oficina de Jazz para Miúdos.

Com um programa rico e diversificado, o JaC oferece concertos, espectáculos educativos para os mais jovens, exposições e filmes. À semelhança das edições anteriores, o festival percorrerá diferentes locais da cidade de Coimbra. O Salão Brazil volta a ser o espaço privilegiado da criação artística e do contacto próximo com os músicos nas já míticas after-hours, o TAGV acolherá o melhor jazz dos nossos dias e o magnífico Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra juntar-se-à, pela primeira vez, ao roteiro do JaC. A ruína do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha continuará a reservar surpresas ao final da tarde e o Centro Cultural D. Dinis assume-se como um novo espaço de descoberta de sonoridades sem rótulo.
Para além da qualidade artística dos projectos e músicos que compõem o seu cartaz,a edição do JaC irá revestir-se de muitos motivos de interesse adicional. Desde logo, porque um dos seus mais importantes e duradouros parceiros, a editora lisboeta CleanFeed, uma das mais relevantes e prolíficas editoras a nível mundial, comemora o seu 10º aniversário. No JaC, irá haver lugar à apresentação de dois novos Cds do seu catálogo -”Inner Landscape” do violoncelista Daniel Levin e “Art Transplant” dos noruegueses Motif, e à gravação de mais uma edição Clean Feed/JACC Séries (do quinteto transnacional Platform 1)». In JaC, Público.

Cortesia de JaC/JDACT