sábado, 14 de maio de 2011

Portalegre: Celebra os 500 Anos do Foral Manuelino e os 461 Anos de Elevação a Cidade. Época de Quinhentos recriada na Cidade

Cortesia de cmportalegre 

Época de Quinhentos recriada na Cidade.
Portalegre celebra este ano os 500 Anos do Foral Manuelino e os 461 anos da sua elevação a cidade. As Comemorações desenrolam-se nas Freguesias Rurais do Concelho durante todo o mês de Maio e de 18 a 23 de Maio na cidade. Os festejos deste ano assinalam um momento importante da história de Portalegre, propondo-se ainda uma viagem no tempo e uma visita à época de Quinhentos.
As Comemorações do Dia da Cidade têm como objectivo recriar as tradições locais durante o século XVI em zonas típicas da cidade, envolvendo toda a população.

Estas comemorações são o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portalegre, a Associação Comercial de Portalegre, as Associações Culturais e Desportivas da cidade, as Juntas de Freguesia, Grupos Informais e os Cidadãos.

Cortesia de cmportalegre 
As freguesias rurais acolhem actuações culturais e musicais nos locais mais emblemáticos das suas vilas.
Na cidade de Portalegre o dia 18 é comemorado com as visitas dinamizadas «Encontro de Gerações», que decorrem na Casa Museu José-Régio e com a sessão de Matine d’Ouro, onde passará o filme «Cantiga da Rua», pelas 15h00 no Museu da Tapeçaria de Portalegre Gui Fino. O dia 19 de Maio é celebrado com a inauguração da Exposição de Fotografia «39º17’27N; 7º25’49W», um concerto pela Orquestra da Escola de Artes do Norte Alentejano, encerrando com uma Largada de touros no Largo do Mercado Municipal. No dia 20 será recriado um Mercado de produtos regionais, na Praça da República decorrerá um baile à antiga pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, haverá ainda bailes, noite de fados, música ao vivo, encerrando com uma Largada de touros.

No dia 23 de Maio, o Dia da Cidade, pelas 9h30 será hasteada a Bandeira nos Paços de Concelho com honras militares da Guarda Nacional Republicana, seguindo-se às 11h00 a celebração da Missa Solene Comemorativa dos 461 Anos de Elevação de Portalegre a Cidade e dos 500 anos do Foral Manuelino na Sé Catedral. Pelas 14h00 decorrerá no Centro de Congressos de Portalegre a Sessão Solene e pelas 18h00 será inaugurada a Exposição «people need design[ers]…», um Projecto do Instituto Politécnico de Portalegre. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, «Temos a certeza que vão ser uns dias muito interessantes, pois esta festa foi feita pela e para a Comunidade. Foram reunidos todos os esforços para que possamos satisfazer toda a população nas diversas áreas, como a cultura, música, cinema, dança, desporto. Irão ser dias onde não faltará muita animação, alegria e boa disposição». In CM de Portalegre.

Cortesia de cmportalegre
Cortesia da CM de Portalegre/JDACT