quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os Jogos. O Xadrez: Parte V. Um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. A Arte de Caíssa

Cortesia de missstarpink

O xadrez é um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. Um exército é preto, o outro é branco.
O campo de batalha é um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas alternadas. As peças brancas avançam primeiro e, depois, os adversários jogam à vez.

Cortesia de comunidadeavista

Os movimentos simples
O Roque.
Trata-se de um movimento entre o rei e uma torre, que cada jogador pode fazer apenas uma vez durante a partida e em condições especiais. Regra geral, é uma boa jogada, ou lance, porque afasta o reo do centro da fila, onde está mais desprotegido, trazendo a torre para o centro, onde é mais útil.
O Roque consiste em mover o rei duas casas na direcção da torre e, depois, colocar a torre na casa imediatamente anterior à deste. O jogador tem de mover primeiro o rei. Se, por engano, tocar primeiro na torre, terá de fazer uma jogada válida com ela e esquecer o roque.
Qualquer um dos jogadores pode fazer roque desde que:
  • o rei e a torre envolvidos ainda não tenham sido jogados durante a partida;
  • não haja outras peças no caminho;
  • o rei não esteja em xeque na altura, embora possa ter estado antes;
  • a casa de destino do rei não o coloque em xeque à chegada ou a caminho dela.
En Passant.
Este é o nome dado a uma captura especial que um peão pode fazer a outro imediatamente após este ter avançado duas casas, mas apenas se ele passar sobre uma casa ameaçada pelo peão adversário.


Na imagem, o peão preto avançou duas casas, mas passou por uma ameaçada pelo peão branco ( X ). O peão branco pode mover-se para essa casa e retirar o peão preto do tabuleiro, fazendo a tomada en passant, que significa «de passagem». Só um peão pode capturar desta forma. As brancas têm de fazer esta captura especial de imediato, isto é, na jogada seguinte ao lance do peão preto. Depois disso, é tarde demais.
In Xadrez, Michael Powell, Kevin Knight, 2004/2005 Tony Publishing, ISBN 978-972-8851-70-5.

Cortesia de Tony Potter Publishing/JDACT