sexta-feira, 20 de maio de 2011

TEMÁTICA, O Islamismo: «Os muçulmanos normalmente desígnam a sua escritura simplesmente como o Alcorão, mas juntam-lhe também um título que significa respeito, como «al-Karim», o Nobre, ou «al-Azim», o Magnífico. No próprio Alcorão é usado o termo «al-Kitab», o Livro, em alternativa»


Cortesia de open4

O Islamismo na sociedade e no quotidiano

O Alcorão
«Para muitos muçulmanos o Alcorão é o único grande sinal de Deus no universo físico. De facto, os versículos individuais do Alcorão são chamados ayat, o que significa, literalmente, «sinais». O texto refere-se a si póprio como «orientação para o mundo» e «um sinal claro para os que podem compreender». Fornece instruções acerca do modo como se deve viver a vida e funciona como uma fonte de orientação étíca para tudo aquilo de que não dá instruções precisas. É uma crença muçulmana comum que o Alcorão, enquanto revelação última de Deus, contém a soma total do que Deus pretende revelar à humanidade; assim sendo, para além do mundo finito, a mensagem literal do Alcorão é um reservatório infinito de sabedoria divina. A palavra «Alcorão» (Qur'an) deriva do verbo árabe que significa ler ou recitar. «Alcorão» significa portanto algo como uma recitação ou um conjunto de coisas para serem recitadas. Os muçulmanos normalmente desígnam a sua escritura simplesmente como o Alcorão, mas juntam-lhe também um título que significa respeito, como «al-Karim», o Nobre, ou «al-Azim», o Magnífico. No próprio Alcorão é usado o termo «al-Kitab», o Livro, em alternativa.

Cortesia de castelinhoensinoreligioso

Cortesia de open4

Na opinião do profeta Maomé e da maioria dos crentes devotos, as revelações corânicas vieram do Céu, onde eram preservadas numa «Bem guardada Tábua», um livro sobrenatural e oculto que existia na presença de Deus. Maomé não teve conhecimento da totalidade do Alcorão de uma só vez mas apenas de secções isoladas dele. O Alcorão contém apenas algumas sugestões obscuras do modo como foi comunicado a Maomé. Na realidade, só em escritos islâmicos posteriores, incluindo o Hadith, nos é dito como Maomé teria ocasionalmente entrado em transe ao receber uma revelação, que recitaria depois aos que o rodeavam.
Maomé acreditava que não apenas a sua missão profética mas também as revelações dos antigos profetas hebreus e as sagradas escrituras dos judeus e dos cristãos se baseavam no livro sagrado original, pelo que coincidiam em parte com aquilo que ele próprio ensinava. O Alcorão confirma assim o que foi revelado anteriormente: as leis que foram dadas a Moisés, o Evangelho de Jesus e outros textos proféticos.


Cortesia de mitografias

Embora as histórias que integram o Alcorão e o conceito de revelação ao longo de uma série de profetas sejam partilhados com a Bíblia hebraica e o Novo Testamento, o estilo do Alcorão está mais ligado à tradição religiosa árabe pré-islâmica de profetas e adivinhos.
O texto não está escrito nem em prosa nem em verso, sendo antes uma prosa rimada, que é mais fácil de lembrar do que a prosa normal mas cujo estilo não é tão restritivo como a poesia.
O texto está organizado em 114 capítulos chamados suras, que são de tamanho desigual, algumas com várias páginas e outras com apenas algumas linhas». In Jamal Elias, Islamismo, Edições 70, 2010, ISBN 978-972-44-1637-3.

Cortesia de Edições 70/Grupo Almedina/JDCT