sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jazz Num Dia de Verão 2011: Estoril. «O cartaz é sempre de luxo e as propostas as mais diversificadas, mantendo a aposta no jazz "mainstream" de origem norte-americana. A 30.ª edição não é excepção

Cortesia de estoriljazz 

XXX Estoril Jazz - Jazz Num Dia de Verão 2011

O Estoril Jazz nunca engana: o cartaz é sempre de luxo e as propostas as mais diversificadas, mantendo a aposta no jazz «mainstream» de origem norte-americana. A 30.ª edição não é excepção:
  • Joe Lovano e Jack Walrath brilham no alinhamento que marca presença nos dois fins-de-semana alargados do festival: de 27 a 29 de Maio e de 3 a 5 de Junho.
O primeiro convidado é o trompetista Jack Walrath, que tocou com Charles Mingus e assinou alguns dos seus arranjos. Este concerto é dedicado à memória do mestre. Depois dos ensinamentos do veterano, o palco recebe a estreia de uma jovem clarinetista israelita (radicada nos EUA) que tem recebido muita atenção da crítica especializada: Anat Cohen, na liderança de um quarteto. O primeiro fim-de-semana do Estoril Jazz finaliza com outra presença inédita entre nós: a saxofonista-revelação Tia Fuller, também ela com um quarteto.

Cortesia de estoriljazz 

A segunda ronda do festival abre com um dos maiores expoentes do jazz português e não só): Mário Laginha. No seio do seu trio, responde ao desafio proposto pelo festival: deixar a maior parte do alinhamento por conta dos grandes "standards". Depois, entra em cena Hal Galper, pianista que, no Estoril Jazz, exerce também a função de conferencista. O caminho para o final do festival faz-se em crescendo, em direcção ao concerto de Joe Lovano. Podemos apresentá-lo como gigante ou como um dos mais conceituados saxofonistas da actualidade. Ou até como um brilhante construtor de pontes entre as velhas correntes do sax e a modernidade. Seja qual for a forma, o resultado tende a ser o mesmo: concertos memoráveis.
O Estoril Jazz tem como principal objectivo a divulgação da música Jazz através de concertos ao vivo com músicos e grupos de primeiro plano da cena internacional. Com especial incidência, como é natural, nos norte-americanos, estando atento não só às novas tendências, sem descurar a qualidade artística, mas também a formações musicais diversificadas:
  • dos grupos - voz / trios / quintetos - às grandes orquestras, blues, New Orleans, entre outras.
O festival é produzido pela Projazz, entidade fundada em 1 de Janeiro de 1989. Duarte Mendonça, sócio fundador, iniciou-se como produtor de concertos e festivais de Jazz em 1974, no então Cascais Jazz, com Luis Vilas Boas. Concebeu e implementou, em 1982, o festival Jazz Num Dia de Verão que a partir de 1990 adquiriu a designação de Estoril Jazz / Jazz Num Dia de Verão.

Cortesia de Jornal Público/Guia da Cidade, Cascais/JDACT