terça-feira, 9 de abril de 2013

Exposição. Évora. Ensaio sobre a Solidão. José Mouga. «Primeiro sozinhas e encostadas a lugares de cal, depois acompanhadas de um cão tão negro como o piano imenso de onde saiam as primeiras notas da sonatina de Diabelli»


Cortesia de josemouga
Exposição Ensaio sobre a Solidão, até ao pf dia 4 de Maio
«A Câmara Municipal de Évora inaugurou no Palácio de D. Manuel, uma exposição de pintura de José Mouga, intitulada Ensaio sobre a solidão. Não me recordo quando se me atravessou no pensamento a estranha e ainda inexplicável vontade de desenhar e pintar umas senhoras caladas, negras e ausentes. Terão nascido das memórias de tardes de açúcar em ponto, quando só os crescidos falavam e só falavam de quem estava só. São figuras imaginárias e tutelares, nítidas e imensas como as sombras de Agosto. Surgiram, isso sei eu, do desenrolar de um fio de gestos íntimos e inadiáveis que eu teci em corpos de tinta-da-china. Primeiro sozinhas e encostadas a lugares de cal, depois acompanhadas de um cão tão negro como o piano imenso de onde saiam as primeiras notas da sonatina de Diabelli. Porque estas sombras me atormentam os quadros sem que eu saiba a quem pertencem? Uma delas é certamente a minha mas não sei dizer de que eu, José Mouga. A entrada na exposição é livre, estando aberta de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14:00 às 18h00. Encerramento aos domingos, e nos sábados apenas na parte da manhã». In CM de Évora.


«José Mouga nasceu em Viseu, em 1942, licenciou-se em Pintura pela ESBAP (Escola Superior de Belas Artes do Porto) e entre 1969 e 1976 residiu em Londres, onde concluiu uma pós-graduação em Pintura na St. Martin’s School of Art, como bolseiro da Fundação C. Gulbenkian. Foi diretor da Hoya Gallery (1973-76), em Londres, e assistente de pintura na Escola Politécnica de Newcastle-upon-Tyne (1976). Regressado a Portugal, durante vários anos fez parte do conselho técnico da SNBA e entre 1980-1993 foi responsável pelo departamento de pintura no Ar.co e membro da direção. A sua obra está representada em vários museus nacionais e em coleções particulares estrangeiras e portuguesas, nomeadamente: Casa da Cerca (Almada), Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana, Fundação PLMJ, Museu do Caramulo/Fundação Abel de Lacerda, British Council, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Emprego, Instituto Camões, entre outros». In Infopédia.


Cortesia da CMÉvora e Infopédia/JDACT