domingo, 24 de maio de 2020

Campanha de Canudos. Os Sertões. Euclydes Cunha. «Sem querer restringir-se ao mister de mero chronista, sentio que lhe não cumpria limitar-se á descripção perfunetoria e banal do scenario daquella lueta titânica…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Imprensa
«Os Sertões, trabalho do dr. Euclydes Cunha. O livro do dr. Euclydes Cunha, Os Sertões, é o mais completo de quantos tem pretendido esboçar as paginas lutuosas, escriptas com lagrimas e sangue nas luetas crudelissimas de Canudos. Ainda não havia sido tratada com tanto brilho e justiça a narrativa desse acontecimento memorável que, por longo tempo, absorveu a attenção de todo o paiz, despertando na alma nacional as emoções de uma guerra entre irmãos, travada contra o fanatismo acastelladonos invios sertões da Bahia. Logo ás primeiras paginas desse livro, máo grado a natureza do assumpto, sente-se o vigor de uma penna capaz de traduzir todo o sentir do criterioso observador sobre as diversas modalidades desse feito, para o qual vai começar o juizo inflexível da historia. Espirito erudito, inclinado ao estudo das sciencias positivas, o distineto autor d'Os Sertões, não intentou enfrentar o assumpto sem apparelhar-se dos elementos imprescindíveis para imprimir á sua analyse feição original, sem outra subordinação que não a obediência á evolução dos estudos históricos, a sua verdadeira e lógica orientação, tal como a delineou Buckle na Historia da Civilisação na Inglaterra.
Sem querer restringir-se ao mister de mero chronista, sentio que lhe não cumpria limitar-se á descripção perfunetoria e banal do scenario daquella lueta titanica, descer aos detalhes da guerra, de exclusivo interesse para os profissionaes, explanar-se em considerações vagas.
O dr. Euclydes Cunha, sahindo dessa vulgaridade, obedecendo ao methodo scientifico mais consentaneo com a natureza de seu emprehendimento, começou por estudar as condições especiaes do meio, os seus factores preponderantes, sem temer a carência de subsídios attinentes áquellas vastas regiões, quasi ignoradas do naturalista, demorou-se em analysar os elementos ethnicòs que agiram na eventualidade em questão, apontando sua origem, os seus hábitos, os seus caracteres naturaes, para evidenciar num conjuncto harmónico, as causas determinantes da situação em que se encontraram e deduzir todos os consectarios daquella civilisação rudimentar. Tratando de zonas mal descortinadas á sciencia, não poderão os especialistas encontrar nas paginas d'Os Sertões, estudo completo no ponto de vista geológico, paleontologico e em tudo qire entenda com a fauna, a flora e a climatologia; porém, o que não ha contestar é que nessa tentativa feliz, nesse ensaio estão compendiadas indicações precisas para estudos posteriores. A parte histórica e descriptiva revela aprofundadas investigações, conhecimentos exactos de tudo que se tem vulgarisado sobre o povoamento do Brazil, desde os chronistas do século XVI envereda com segurança pêlo caminho da sociologia e dos conhecimentos ethnographicos, procurando a explicação lógica e racional de cada facto decorrido, estudando toda a vida dos nossos sertões, em paginas fulgurantes, emmolduradas pelas louçanias de um estylo rendilhado, em cujos traços por vezes carregados pela sequência de vocábulos novos evidencia-se um dedicado cultor da lingua, e extremado admirador da forma.
O livro cuja leitura attrahe e deve ser feita é também um preito de justiça, prestado, sem visos de suspeição, ao valor dos nossos soldados, á coragem indomita dos habitantes de Canudos que se mantiveram irreductiveís ante a destruição inclemente de seus lares, ante o supplicio de seu chefe e de tantas vidas sacrificadas. In Jornal do Commercio, 24 de Dezembro de 1902.

Os Sertões
Não desconforma do presente lugar e, pelo contrario, é de subida importância, rememorar certas anecdotas, que, relevando a individualidade de Euclydes Cunha, mais ciai idade projectam na estimação do seu livro.

Apparelhou-se-lhe o robusto espirito naquella escola, em que a sciencia não reprimiu, e antes accelerou os movimentos creadores de fecundas imaginações. Desenvolveu-se-lhe a intelligencia, atingindo á maturidade, naquelle meio, onde prefulgiram, deixando traços inapagaveis, tantas cabeças de escol. Apartou-se daquelle ninho, em que se elevam altares ao merecimento e se cavam túmulos á mediocridade, mercê de intempestivo até certo ponto, grave acontecimento». In Euclydes Cunha, Campanha de Canudos, Os Sertões, 2ª Edição, 1903, Juízos Críticos, Rio de Janeiro, Laemmert Editores, Companhia Typographica do Brazil, 1904.

Cortesia de Laemmert Editores, Companhia Typographica do Brazil/JDACT