sábado, 26 de junho de 2010

Central Nuclear Almaraz: «O Perigo continua». Mais dez anos de funcionamento da Central Nuclear de Almaraz, em Cáceres, próximo da nossa fronteira

CN Almaraz
Cortesia de extremaduraprogresista
O Governo de Madrid dá mais dez anos a reactor. Considerando (erradamente no meu humilde pensar...) que a Central Nuclear Almaraz produziu em 2009, 41,6% da electricidade em Espanha, o ministério da Indústria e Comércio de Espanha deu ontem luz verde para mais dez anos de funcionamento da Central Nuclear de Almaraz (CNA), em Cáceres, próximo da fronteira com Portugal.
Interior da CN Almaraz
Cortesia de hoy
Madrid renovou a licença de exploração de Almaraz, que produz energia para quatro milhões de lares espanhóis (o equivalente à área metropolitana de Madrid), no limite do prazo que terminava ontem.
O reactor da CN
Cortesia de lacronicabadajoz
Tendo em conta que as centrais nucleares têm um «ciclo útil» de 40 anos, esta será a última década de funcionamento da central, a primeira de segunda geração em Espanha. Em 2020, Almaraz I cumprirá 39 anos e Almaraz II 37 anos (os dois reactores foram inaugurados em 1981 e 1983, respectivamente). A CNA é propriedade das empresas Iberdrola, Endesa e Gas Natural, que entre 2009 e 2010 investiram 60 milhões de euros na central.
Com três recargas de combustível, Almaraz obteve em 2009 uma produção bruta de 21,9 mil milhões de kWh, 41,6% da electricidade produzida em Espanha.

Cortesia de Bárbara Silva/RR/JDACT