domingo, 20 de junho de 2010

Fernando Pessoa: « Para seres grande, sê inteiro. Pôe quanto és no mínimo que fazes, sê todo em cada coisa»

Cortesia de lendosempre

Glosa
Quem me roubou a minha dor antiga,
E só a vida me deixou por dor?
Quem, entre o incêndio da alma em que o ser periga,
Me deixou só no fogo e no torpor?

Quem fez a fantasia minha amiga,
Negando o fruto e emurchecendo a flor?
Ninguém ou o Fado, e a fantasia siga
A seu infiel e irreal sabor...

Quem me dispôs para o que não pudesse?
Quem me fadou para o que não conheço
Na teia do real que ninguém tece?
Quem me arrancou ao sonho que me odiava

E me deu só a vida em que me esqueço,
“Onde a minha saudade a cor se trava ?”
Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"
 
Grandes Mistérios Habitam
Grandes mistérios habitam
O limiar do meu ser,
O limiar onde hesitam
Grandes pássaros que fitam
Meu transpor tardo de os ver.

São aves cheias de abismo,
Como nos sonhos as há.
Hesito se sondo e cismo,
E à minha alma é cataclismo
O limiar onde está.

Então desperto do sonho
E sou alegre da luz,
Inda que em dia tristonho;
Porque o limiar é medonho
E todo passo é uma cruz.
Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"
 
«Escrever é fácil: Começamos com uma letra maiúscula e terminamos com um ponto final. No meio colocamos as ideias». In Pablo Neruda  
Cortesia O Citador/JDACT