sábado, 26 de junho de 2010

PortoCartoon 2010: O XII PortoCartoon tem como tema do concurso internacional «a homenagem ao pioneirismo» de Bartholomeu de Gusmão «Aviões e Máquinas Voadoras»


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atracção do desenho humorístico à escala mundial. Centenas de cartunistas participam nele todos os anos, com cartoons que enobrecem essa linguagem universal do cartoon que é perceptível em qualquer parte do mundo. Os melhores desses trabalhos fazem parte desta galeria, versando temas diferentes, os cartoons mostram bem a força reflexiva do humor a propósito dos problemas mais preocupantes do mundo. A guerra, a poluição, a fome, o consumismo, a falta de água, o abuso de poder, etc. são alguns dos assuntos que os lápis dos cartunistas analisam com mordacidade e finura plástica.
A afirmação do cartoon como uma das linguagens mais universais está aqui bem patente, através de uma larga e criativa diversidade de estilos e mensagens de humor. No seu conjunto, a galeria evidencia que o cartoon é um bom barómetro da liberdade e da democracia.

A edição de 2010 do Porto Cartoon estabeleceu novo recorde de participações, anunciou o Museu Nacional de Imprensa (MNI), que organiza a iniciativa. Seis centenas de artistas concorreram a esta 12.ª edição do certame, com um total de 2100 trabalhos.
O conjunto das onze edições anteriores do PortoCartoon envolveu mais de 4500 cartunistas, representando uma centena de países. Subordinado ao tema Aviões e máquinas voadoras, o concurso deste ano inspira-se na «Passarola», um balão a ar quente inventado em 1709 pelo padre jesuíta Bartholomeu de Gusmão. Os prémios relativos ao XII PortoCartoon - World Festival foram entregues a pp dia 23 de Junho. Luís Humberto Marcos, director do Museu, explicou que os cartoons premiados passam a integrar a exposição permanente do Museu de Imprensa intitulada Riso do mundo.
O PortoCartoon tem sido um espaço de excelência do humor mundial e a sua importância levou já à denominação internacional da cidade do Porto com «Capital do Cartoon», de acordo com uma proclamação feita em 2008.

Cortesia do Museu Nacional de Imprensa/JDACT