sábado, 12 de junho de 2010

Gaudí : A influencia em Barcelona é muito forte. Poderá visitar as suas obras no Parque Guell, a casa Batlló, a casa Milà, ou a Sagrada Família

(1852-1926)
Reus (Barcelona)
Cortesia
Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
A influencia de Antoni Gaudí em Barcelona é muito forte. Pode encontrar-se as suas obras em vários bairros da cidade. Poderá visitar as suas obras no Parque Guell, a casa Batlló, a casa Milà, ou a Sagrada Família, que todavia está em construção segundo os planos de Gaudí.
As obras de Gaudí combinam o estilo de arquitectura da cidade e um movimento de modernismo da mesma. Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.

Com o decorrer dos anos, Gaudi, passou a adoptar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projectando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notável é o Templo da Sagrada Família. Esta «catedral» possui um poder quase alucinatório.

Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade. Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando as conhecidas cúpulas catenárias. Também utilizou a técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste em usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies. Para a feitura da Catedral da Sagrada Família, considerada a obra-prima de Gaudí, este encontrou no empresário Eusebi Güell o parceiro e o cliente ideal. Güell foi o seu mecenas principal.
Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão, aderindo desde jovem ao Movimento Nacionalista da Catalunha, assumindo algumas posições críticas face à Igreja Católica, tendo sido preso por falar em catalão numa cerimínia protocolar.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Antoni Gaudí trabalhou essencialmente em Barcelona, a sua terra natal, onde estudou arquitectura. Originário de uma família não muito abastada, Gaudí procurou o luxo durante a juventude. Em Barcelona a sua arquitectura assume foros de excepção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Gaudí deixou-se influenciar por inúmeras tendências, não tendo nunca dedicado a sua arquitectura à tentativa de cópia de um estilo determinado. Uma das mais fortes influências que recebeu foi a de Viollet-le-Duc através do qual conheceu parte do seu gótico inspirador.
Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de mourisca uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções, as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.
Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada Arte Nova, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período gótico. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas. No entanto, o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos. Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio. São exemplos, as casas Batló e Milá.
De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou nos últimos 12 anos de existência. Uma obra ainda não concluída.

Gaudi morreu aos 72 anos de idade, vítima de atropelamento.
 
Barcelona/JDACT