domingo, 6 de junho de 2010

Capela da Nossa Senhora das Vitórias: Perto da «Casa dos Barcos». Um ambiente carregado de fusões entre a natureza e a intervenção humana, capaz de proporcionar momentos inesquecíveis

Cortesia da casadosbarcos
Antigo pavilhão dos barcos, a Casa dos Barcos insere-se na propriedade constituída em meados do século XIX por José do Canto. Começou por adquirir parcelas de terreno, tendo chegado aos 600ha. Para toda essa área encomendou diversos projectos vindos das importantes cidades europeias como Londres e Paris, deixando-nos no local, uma herança de grande valor arquitectónico e botânico.
Apesar de reduzida a 100ha, a propriedade pode ser apreciada por diversos pontos de interesse.

Cortesia da casadosbarcos
Perto da Casa dos Barcos está a Capela da Nossa Senhora das Vitórias, um projecto neogótico, um dos poucos existentes em Portugal, assinado por dois arquitectos da câmara de Paris A. Breton e A. Bonett, construída para Mausoléu do casal de proprietários. No lado oposto em relação à Casa dos Barcos, está a Casa da Lagoa, um modelo de características «Franco-Suíço», desenhado por George Aumont, de 1867, que nos dias de hoje serve como habitação de fim-de-semana e férias dos seus actuais proprietários, Margarida Jácome Correia e o seu marido, Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, que mantêm um grande ambiente familiar. A Casa dos Barcos responde a uma inspiração dos modelos da arquitectura nórdica (anglo-flamenga) manifestadas no recorte ondulado representado acima dos telhados, desconhecendo-se o seu autor. Estima-se que terá sido a primeira edificação construída, datada de 1860, altura em que foi projectado todo o plano para a propriedade.

Cortesia da casadosbarcos
A parte ajardinada, Mata-Jardim,representa um importante legado paisagístico e botânico para a região. Este plano obedeceu a um projecto assinado pelo arquitecto paisagista Barilett Deschamps (1824-1875), e manifesta-se por uma diversidade de planos paisagísticos, definidos por distintos caminhos e recantos, pelo curso da ribeira do Salto do Rosal e pela vegetação diversificada vinda de viveiros estrangeiros. Nos dias de hoje poderá apreciar o Vale dos Fetos, que ocupa o interior de uma grota (depressão profunda e encaixada) construído em meados do séc. XX por Ernesto Hintze Ribeiro como réplica do existente no local. A Alameda das Camélias, um percurso preenchido por magníficos exemplares de Camélias Antigas, cuja flor poderá ser apreciada no período de Dezembro a Março. Este local é sem dúvida um dos pontos altos desta propriedade sendo procurado por muitos amantes de Camélias.

Cortesia da casadosbarcos
São todas estas características que conferem ao local um ambiente cinematográfico, carregado de fusões entre a natureza e a intervenção humana, capazes de lhe proporcionar momentos inesquecíveis. Situada na maior ilha do arquipélago dos Açores, S. Miguel, a Casa dos Barcos oferece-nos uma localização privilegiada por estar mesmo na borda de um dos locais de maior beleza natural da ilha, a Lagoa das Furnas. Esta relação próxima com a Lagoa resulta numa fusão cenográfica entre a paisagem natural e a arquitectura, de grande valor histórico.
Cortesia da casadosbarcos
Está a 45 km da capital micaelense, a cidade Ponta Delgada e a 5 km da Vila Furnas. Uma vila repleta de locais curiosos e novas experiências para viver, onde se destaca a visita às caldeiras (fumarolas), os banhos em águas naturalmente quentes, a visita a vários Jardins e Parques datados do século XIX, o famoso Cozido das Furnas cozinhado num buraco na terra quente, entre outros.
Cortesia da Casa dos Barcos/ a amizade de Patrícia Machado/JDACT