sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Novas Cartas Portuguesas. Maria Barreno, Maria Horta, Maria Costa, (As Três Marias). «Que é então o que me desdesenvolta, desvenda aos poucos o que uma de nós pense de pensado o exercício da paixão dita força»

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Novas Cartas Portuguesas. Ou de como Maina Mendes pôs ambas as mãos sobre o corpo e deu um pontapé no cu dos outros legítimos superiores

(…)
Terceira Carta II
«A que certeza queremos chegar, a que pudor maior, a que desolado concerto de três, instrumento de três cordas, amarra de que nova barca, porque inflectimos para a inflacção da metáfora? Que metáfora nos é Mariana se nos quase matamos para a deixar de fora? O susto começou e a exaltação. Arrematado o tema arrebatado, que exaltação revém? Eis que, dito o objecto por tal e sem relevo posto à margem quem cavalga, amazonámos a ideia, mas o sentir revém, o sacro pacto: já os homens e as infâncias nos contamos, as paisagens, as pausas, já laudas nos compomos e dizemos quem e dizemos como (ou não) ao projecto inicial, seguir de perto Mariana e as cartas. Eu, por mim, me estou naquela ante-expulsão que sei já só as palavras postas em linha acalmam e não sei a quem pedir contas desta tensão grave, de peso, deste mal grosso que o escrevê-lo apenas apequena e por isso minto, resolve. Resolver não é dar ou subir. A mente escreve e mente. E isso sinto, escrever-vos é sempre um menor bem.
Quem me obriga a perder a seriedade do riso com que disse sim ao passeio convosco, passar-vos, aos almoços no Treze, à deambulação indestinada, pré-destinada?, de passos, mas exacta de trajecto da Capital ao Treze e contra, tráfego e camionagem, ameaças? Porém, o deus que assiste à candura de alcova / alcofa, meninas, sabe que foi gravemente, com pejo e re-conhecimento, isto é, sem qualquer sorriso ao lado, que li no Porto, quando as li, as cartas da possível Mariana, eu só comigo e à espera de bem-amar a cidade com outrem (e, por isso, pela espera de alguém, seu exercício, bem a amando?) Mas isso não o disse, não vo-lo disse, ao início, como se mais valeram então meu engenho e idade que o que puder parecer ingenuidade. Que é então o que me desdesenvolta, desvenda aos poucos o que uma de nós pense de pensado o exercício da paixão dita força, dito sentido, o que uma de nós tagarela, conta, desvaira, pensamos e contamos, intermeados já os traços, abandonadas a acertarmos passos ou retidas?
Temos já rido e dito e escrito e partilhado a mesa, o cherne (ó Alexandre, ó nihil), o sempre frango, a rectidão das lulas. E alguns serões. Tu dizes é pouco, só ainda trocámos bilhetinhos e tu dizes que maravilha, que maravilha, como dizes a tudo o que é novo, te abriga e não obriga, tu de vidro. E tu te resguardas e entregas calma, dizendo tudo sempre menos e o pensando, mesmo hesitante, exacta: as cartas da sóror?, porquê as cartas da sóror?, bem vistas as coisas, são como o choro da esgraçadinha, a lamúria da sopeira largada de mão (e assim passas como que a pano o Paulo Rocha e os Verdes Anos. Mas não.), e tu outra dizes, que horror! E sabiamente teces em teia de palavra solta, vestido, hábito a uma e outra e eu te respondo e tu outra também, para que possamos habituar-nos. Habituar-nos na alva. Alba? E tu de vidro e carne nova dás teu espaço à noite e teu passado, tagarelas a entrada, minuetas tuas cercanias nunca próximas de gente, a gente das letras, os desapalavrados disto, os objectos marcados pelo tu deixá-los lá, a tua antiguidade, porque tu és a mais antiga e a mais nova, tu mentirás de amor tão grave e belamente que homem que te deseje só poderá agradecer-te o consentido e passar-se lesto para o Leste, para o lado do real dos réis, porque tu lhe darás, quotidianamente instável, a realeza da ilusão, o desejo do desejo do desejo, a real necessidade do supérfluo, a convulsividade da beleza, precária, precária. Talvez seja por isso que o homem que faz vida contigo é o único que, até agora, nos visitou o trio sem medo, pois que não crês em ti (ou Mariana) mais do que em ti seja crível, tu te asseveras por desejada e neste limiar do círculo de nós hesitas bem, seduzir pelo canto, sereiar, ou sofrer (-nos) mos pelas carências a confirmar.
E tu, alto, milhano cravado à nossa ilharga (cito o que citamos, parecemos não saber de Mariana a Maina, mitos, ritos, por onde ir) e tu, porque me abarcas de tua própria pedra? (Assim seja, porém que assim também no é.) Tu, a que melhor pensas de pensar pensado e dito, a que a uma serenas e à outra desolas, tu, solar e reserva, que queres desta obra e deste amor posto nela, deste já apaixonante exercício, provar que Mariana nunca foi mais que seu convento e que o senhor de Chamilly apenas lhe foi pretexto de vir escrevendo a nosso encontro, a casa das mulheres de ciência e prosa e nome aceite, que são sem definir-se por ou de para algum desejo e sempre contra? Se o exercício da paixão tens por maior que o seu (convívio) comércio trágico, se dizes sem cegueira que objecto sempre é o objecto e Mariana sim, se escrevendo intramuros, e Mariana não, se gemendo intrabraços, onde repousas de ti, diz antes nós (que aqui prevejo), diz onde encontras paz fora de ti, tu que jamais desaforas ou desatinas e és, como és tu? Com quem, senão a mãe de ti em ti (isto?) te inventas? E não me chamem pedra ou gume (ainda que também) que qual Mariana já me lamurio, não me pensem perante, não dances sempre tu o desejo e chores tu pensante a ausência por definitiva, entre o exacto e o convulso, a prima do estrangeiro homem não terá outro lugar onde reclinar a cabeça senão este indeciso ventre (virgem?, compassivo? Mariana podia ter parido?), as suas próprias cartas, seu passar, seu facto-fato-hábito-feito escrita?» In Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho Costa, Novas Cartas Portuguesas, 1972, edição anotada, Publicações dom Quixote, 1998, 2010, ISBN 978-972-204-011-2.

Cortesia PdQuixote/JDACT