domingo, 4 de fevereiro de 2018

Estou Nua e Agora? Francisco Salgueiro. «Na minha cabeça, a viagem foi extremamente rápida. Cinco minutos. Na realidade, foram duas horas. É bom o sono tomar conta do nosso corpo, em viagens»

jdact

São Francisco
«(…) Mas o que é isso do Burning Man? perguntou a Jen pela 543.ª vez desde que saíramos do quarto. É a coisa mais fabulosa do mundo. É uma festa no meio do deserto. Vocês nunca viram nada assim. Vai mudar por completo a vossa vida. Vamos! A cada segundo que passava, eu tinha a certeza de que, no futuro, nós iríamos ser ensinados nas escolas. Não como o grupo de amigos que num ajuntamento, numa noite em São Francisco descobriram a cura para o cancro, unhas encravadas ou alopécia, mas sim como um exemplo vivo de como o álcool e os pensamentos racionais são inimigos de morte. Claro que não vamos para lado nenhum, disse a Jen. Temos de estar em Nova Iorque. Precisamos é de ir já para São Francisco. E foi o que fizemos. Eu, a Jen, o condutor da carrinha que me disse o seu nome várias vezes, mas que na minha cabeça continuou sempre a ser o condutor da carrinha, o Brian, o Justin e o Tim, dois amigos nossos. Os outros ficaram por Reno, a dormir, porque estavam tão ressacados que só queriam descansar. Mais uma prova de que a nossa festa tinha sido épica e que provavelmente daqui a uns anos seria construída uma estátua de cera em sua homenagem e posta no museu da cera em Londres. Assim, lá regressámos os cinco a São Francisco. Na minha cabeça, a viagem foi extremamente rápida. Cinco minutos. Na realidade, foram duas horas. É bom o sono tomar conta do nosso corpo, em viagens. Estamos a chegar. Acorda!, avisou o meu corpo, ao sentir o carro parar e arrancar várias vezes. Tínhamos chegado a São Francisco. Abri os olhos e senti que estava dentro de um sonho em que tenho a noção de que é um sonho, mas do qual não consigo acordar. Estava à espera de ver carros e sinais de trânsito. Mas, à nossa volta, apenas deserto. Seria possível que durante a madrugada tivesse havido um holocausto nuclear e São Francisco arrasada por uma bomba?
Acorda, Alex! Acorda!, pensei para mim várias vezes. Mas eu sentia a trepidação do carro a parar e, arrancar. Os sonhos não têm cheiro nem vibração. Isso só poderia querer dizer uma coisa. Jen, acorda! Já!, ordenei, enquanto a abanava em modo martelo pneumático. O que é? Já chegámos? Olha lá para fora. Fez o que lhe mandei, olhou, deserto, olhou para mim, para o relógio. Oh não! Onde é que estamos?, perguntou. zzzzz …, ronc …zzzzz esta foi a resposta do condutor da carrinha, esta foi a resposta do Brian, do Justin e do Tim. Estávamos a chegar ao Burning Man. De imediato, vi uma mão passar na minha frente e dar um estalo no ombro do Brian, que não acordou. Talvez estivesse em coma porque também não acordou com os três murros seguintes. Porque é que nos mentiste?, gritou-lhe a Jen ao ouvido. Só aí abriu os olhos. Já chegámos? Não, não chegámos. Porque é que disseste que íamos para São Francisco? Eu tenho de estar hoje em Nova Iorque. A Jen estava entre o histérica e o realmente histérica. Ela é uma obsessiva compulsiva e quando perde o controlo das situações, fica completamente fora de si.
Relaxa-te. Vais adorar, disse o Brian. A mim também me apeteceu bater-lhes por nos terem mentido mas, naquele dia, era impossível regressarmos a Nova Iorque. Quando chegássemos ao Burning Man, tentaria arranjar alguém que nos desse boleia até Reno, de onde apanharíamos voo para São Francisco. Iríamos para Manhattan, segunda-feira muito cedo, chegando ao trabalho a tempo. Perdemos avião. Chegamos amanhã. Estarei a tempo. Sorry. Xoxo. Este foi o sms que enviei ao pai da Jen pouco tempo antes de ficar completamente sem rede no telemóvel. Ao olhar pela janela, não consegui deixar de me lembrar da madrugada anterior. Apenas pequenos flashes entraram na minha memória. Mas todos eles eram acolhedores. Algo de maravilhoso tinha-se passado há poucas horas, mas eu não sabia o quê. Lembras-te de alguma coisa desta madrugada?, perguntei à Jen, que ainda respirava com a intensidade de uma leoa em modo de caça. Nada. Porquê? Tirei o iPhone, mostrei-lhe as fotografias e disse: acho que me apaixonei e não sei quem ele é. Os meus seis dias seguintes misturaram-se uns nos outros e é bastante difícil dizer o que aconteceu em cada um deles. Para mim, o Burning Man foi uma experiência contínua de 150 horas. Se fiquei lá sete dias, acredito que devam estar a pensar: então e Nova Iorque?» In Francisco Salgueiro, Estou Nua e Agora?, Editora Oficina do Livro, 2014, ISBN 978-989-741-159-5.

Cortesia EOLivro/JDACT