quarta-feira, 24 de abril de 2019

Poesia num dia de frio. Maria Tereza Horta. «Nem de todo o desejo direi verão nem de todo o grito a tua imagem nem de toda a ausência direi chão»

jdact

Cicuta
«(…) Debruça-te meu amor
e colhe-me a manhã

Bebe-me o hálito
morde-me os gemidos

Eu sou o copo
de cicuta

(o vinho)

Com o qual envenenas
os sentidos»

Nem Só
«Nem só do teu silêncio
direi raiva
Nem de todo o meu corpo
direi vício

Nem de todo o pé…
direi arma
E apenas do teu
direi ter sido

Quando o vácuo
é de vingar
ou de vergar
cravando sobre os seios a sua enxada

Quando a minha boca
se conjuga
no teu baixo-ventre
e tua espada

Nem de todo o desejo
direi verão
Nem de todo o grito
a tua imagem
Nem de toda a ausência
direi chão
E só dos teus flancos
a viagem»
Poemas de Maria Tereza Horta, in As Palavras do Corpo

In Maria Tereza Horta, As Palavras do Corpo, Publicações dom Quixote, Lisboa, 2014, ISBN 978-972-204-903-0.

Cortesia de PdonQuixote/JDACT