sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

A Biblioteca Desaparecida. Luciano Canfora. «A escola sofreu muito com isso. Era um empobrecimento irreparável. Não que ignorassem, os princípios gerais do pensamento do mestre; pelo contrário, paráfrases havia de sobra…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Deixo os livros para Neleu
«(…) Era filho daquele Corisco frequentemente citado por Aristóteles nas suas aulas, quando queria indicar, com um nome próprio, um sujeito concreto. Quando morreu Platão, Corisco deixara a Academia junto com Aristóteles, e com ele se retirara para Axo, não distante de Scepsi, junto a um dinasta local, ex-escravo e eunuco, tendo depois se tornado influente devido às ligações estabelecidas com Filipe da Macedónia, de quem era a quinta-coluna no império persa. Mas alguém o traíra; o rei da Pérsia, capturando-o, massacrou-o sem conseguir arrancar-lhe uma única informação útil. Em honra da sua morte, Aristóteles compôs um hino que exprime emoção e admiração: o hino à virtude. O próprio Aristóteles tivera uma forte ligação com esse ambiente: o tutor que se encarregara dele após a morte do pai Nicómaco, Próxeno de Atarneu, era um conterrâneo de Hérmia e Corisco. Em suma, Neleu podia se gabar de laços hereditários de amizade com Aristóteles e com um ambiente que fora muito importante para ele. Portanto, Teofrasto tinha boas razões para supor que o seu sucessor na direcção da escola seria justamente Neleu. Foi por isso que decidiu legar-lhe pessoalmente aqueles bens inestimáveis que eram os livros de Aristóteles.
Ao que parece, eram aqueles livros que se foram formando nas aulas de Aristóteles, com a activa participação dos alunos, a partir de, e durante, seus ensinamentos. Eram exemplares únicos, testemunho, reelaborado e enriquecido ao longo do tempo, de uma reflexão em andamento, nunca confiada a livros destinados ao exterior. Preciosos exemplares reservados ao uso da escola, sendo justo que fossem confiados a um único e honrado responsável, o provável futuro director escolar. Mas Neleu não foi eleito director. Muitas coisas tinham mudado na escola desde que Demétrio fugira para o Egipto. Com o governo para-democrático do Poliorceta, a vida para os antigos protegidos de Falereu não deve ter sido muito fácil. Tanto que, para dirigir a escola, o escolhido foi o próprio Estrabão, que na corte ptolomaica havia sido preceptor do herdeiro ao trono, uma ligação que deve ter pesado no momento da eleição. Neleu, ofendido, retirou-se para a sua cidade natal, Scepsi, com o seu precioso carregamento de livros.
A escola sofreu muito com isso. Era um empobrecimento irreparável. Não que ignorassem, os princípios gerais do pensamento do mestre; pelo contrário, paráfrases havia de sobra, começando pelas bastante prolixas do próprio Teofrasto, que sempre envolvera em muitos véus aristotélicos aquilo que trazia de novo e próprio. Mas já não possuíam, devido à abrupta decisão de Neleu, os desenvolvimentos específicos, o encadeamento das deduções como viera se construindo em anos e anos de reflexão: devido àquele procedimento característico de Aristóteles que consistia em recomeçar, algum tempo depois, a partir de um mesmo assunto, uma nova reflexão que a rigor deveria minar a anterior, mas que por escrúpulo, devoção ou talvez até prudência os ouvintes e participantes do incessante trabalho haviam preferido justapor às camadas anteriores, criando uma devota confusão cujo deslindamento coube a outros, séculos depois, Por ora, os peripatéticos estavam reduzidos a formular proposições gerais, restritos, como disse gracejando um especialista como o gramático Tiranião, a uma repetitiva pomposidade tão genérica quanto vazia. Razão pela qual homens como Epicuro, que aos vinte anos chegou a Atenas, no ano da morte de Aristóteles, e Zenão só encontraram pela frente a obra menos original do mestre, que ele próprio publicara em vida sob a forma canonicamente platónica do diálogo». In Luciano Canfora, A Biblioteca Desaparecida, Histórias da Biblioteca de Alexandria, 1986, Companhia das Letras, 1989,ISBN 978-857-164-051-1.

Cortesia de CdasLetras/JDACT