quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Um País Encantado. Luís Miguel Rocha. «Décimo oitavo. Desculpe? Ele será o Godofredo décimo oitavo e não o segundo. Sou o décimo sétimo marquês de Santa Maria»

jdact

«O importante não é aquilo que fazem de nós, mas que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós». In Jean.Paul Sartre

«(…) Quero falar com o seu superior, ordenou o mais velho, sem delongas, um olhar altivo de quem sabe o poder que tem cada palavra saída da sua boca. O ordenança foi chamar o nosso bem conhecido oficial, que instalou os dois visitantes no seu gabinete. Sou o Marques Godofredo de Santa Maria. Muito prazer. Compreende que não cumprimente o Marques, mas o senhor Godof redo. Seja. Não vim aqui falar de política. Folgo em sabe-lo. Com isto do serviço militar obrigatório tocou ao meu filho Godofredo ter de servir as forcas armadas. Pagarei o que for necessário para que arranje um substituto que ocupe o lugar do meu filho. Lamento, mas a Lei do Recrutamento já não prevê essa prática. O governo aboliu a lei da substituição, pelo que o Godofredo II vai ter de servir a pátria. Décimo oitavo. Desculpe? Ele será o Godofredo décimo oitavo e não o segundo. Sou o décimo sétimo marquês de Santa Maria.
Pois. Seja como for, segundo ou décimo oitavo, cá o esperarei para ingressar nos quadros do exército e servir ao Presidente da República. Deus me livre, soltou o Godofredo mais velho, enquanto o jovem estava lívido. Decerto a lei prevê excepções. Decerto prevê. Cidadão deficiente ou delinquente está dispensado do serviço militar, mas não vislumbro qualquer sinal de deficiência ou delinquência. Posso sempre mandá-lo para o estrangeiro. Pode. E o senhor será o último marquês de Santa Maria. Ainda que, como sabe, isso não valha nada de nada. Pertence ao passado. A Monarquia nunca será aniquilada neste país, esta República pode durar dez, vinte, cem anos. Haverá sempre alguém pronto para se sentar no trono. Mas não é o local nem a hora para falarmos sobre isso. O que quero saber é se pode fazer algo pelo meu filho. Poderei. Pode? Pode livrá-lo do exército? Poderei. Mas não é assunto para tratar aqui, nem agora.
Deixo-lhe a minha morada. Passe por lá para jantar, quiçá, amanha ou nalgum dia desta semana. Amanhã está bom. Muito bem. Até amanhã. Saberei agradecer-lhe. Conforme combinado o coronel apresentou-se na morada do marquês, no dia seguinte, um solar perto do Porto, muito bem cuidado, com escadaria dupla a embocar na grande porta pintada de verde, por onde o coronel adentrou e foi conduzido por um mordomo até um enorme saldo de convívio onde não se encontrava vivalma, pelo menos assim parecia, num primeiro relance. Assim que se viu largado pelo mordomo tratou de se familiarizar com o lugar, as paredes pejadas de pinturas e tapeçarias com motivos monárquicos, ao fundo, um quadro grandioso de um cavaleiro, dentro de uma armadura, segurando um elmo numa das mãos. Acercou-se a ver de quem se tratava, mas tido havia nenhuma placa a identificar o retrato, talvez não passasse apenas de uma pintura monárquica sem mais história.
Dom Godofredo, primeiro marquês de Santa Maria, pronunciou uma voz feminina por detrás dele. Claro. Como é que ele não pensara nisso, era lógico. Os outros dezasseis estão no corredor, se quiser ir ver. Obrigado. É uma pintura enorme. Tudo nesta casa é enorme». In Luís Miguel Rocha, Um País Encantado, Planeta Editora, Lisboa, 2005, ISBN 972-731-176-8.

Cortesia de PlanetaE/JDACT