terça-feira, 12 de junho de 2012

Pintura. Azulejo. Maria Keil. «A par da sua primeira actividade de pintora, realiza diversos trabalhos publicitários, entre os quais se destaca o anúncio para a cinta Pompadour, de 1941. Mas é nas actividades de ilustradora e artista gráfica, e, mais tarde, na azulejaria, que a pintora se virá a destacar no panorama artístico português»





Maria Keil
(1914-2012)
Silves
Cortesia de wikipedia

«Entre as áreas a que se dedicou com maior continuidade há que destacar a ilustração. Multifacetada, Maria Keil escreveu e ilustrou livros para crianças e adultos, tendo publicações totalmente de sua autoria (texto e imagem) ou ilustrando obras de Matilde Rosa Araújo, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Gomes Ferreira, Augusto Abelaira, Mário Dionísio, José Rodrigues Miguéis, Ilse Losa, entre outros. Outra vertente marcante da sua obra e onde mais se distinguiu foi o azulejo, em que começa a trabalhar no início da década de 1950. Maria Keil irá tornar-se numa das principais figuras da renovação moderna nessa área. Da sua vasta produção pode destacar-se o painel de azulejos na Avenida Infante Santo, Lisboa, e a extensa colaboração para as estações iniciais do Metropolitano de Lisboa



 Com início em 1957, esse trabalho prolongar-se-ia até aproximadamente 1972, com a inauguração das últimas estações dessa primeira fase (Arroios, Alameda, Areeiro, Roma e Alvalade). A partir de 1977 alguns destes painéis foram destruídos, por ocasião da ampliação de várias estações, entre as quais as do Saldanha e do Intendente. Em 1978 participa na exposição itinerante “5 Séculos de Azulejo em Portugal”; a partir dessa data a sua obra integra as principais exposições, em Portugal e no estrangeiro, dedicadas ao azulejo em Portugal. Em 1989, o Museu Nacional do Azulejo organiza uma exposição abrangente sobre essa faceta da sua obra». In Wikipédia.




JDACT