quinta-feira, 21 de junho de 2012

Inquisição de Évora. Dos Primórdios a 1668. António Borges Coelho. «Os limites cronológicos das datas de 1533 e 1668. 1533 constitui o ano de prisão da mais antiga vítima conhecida da Inquisição (maldita) de Évora. 1668? por falta de forças para ir mais longe e esta data limite permite abarcar três importantes períodos da história portuguesa, a dos últimos monarcas de Avis, o domínio filipino e os anos da Restauração»



jdact

‘E pois querem ser juízes dos corações e condenarem os homens à morte por presunção que só a Deus pertence, certo está que a toda pessoa, de primeira instância, ainda que peça misericórdia, o poderão trazer a último suplício’. In Jorge de Leão, 1542

‘No grão dia singular
Que na lira o douto som
Hierusalém celebrar,
Lembrai-vos de castigar
Os ruins filhos de Edon.

Aqueles que tintos vão
No pobre sangue inocente,
Soberbos co'o poder vão,
Arrasai-os igualmente,
Conheçam que humanos são’
In Luís de Camões, Sôbolos rios…


Prólogo
«No prefácio à Fenomenologia do Espírito, Hegel escreveu:
  • A elucidação, prévia à sua obra, que geralmente o autor exprime no prefácio, fim que se propôs, bem como as circunstâncias e a relação que o texto, em seu entender, mantém com tratados anteriores ou contemporâneos sobre o mesmo assunto, no caso de uma obra filosófica, parece não só supérflua mas ainda, por sua própria natureza, imprópria e inadaptada.
As páginas que se seguem versam matéria histórica. Embora tentado a seguir as indicações de Hegel no que concerne a obras de conteúdo filosófico, quanto mais não fosse para não dar azo à pecha muito comum de ler, pensar um livro nas páginas do. seu prefácio, não deixarei de alinhavar alguns pontos introdutórios que preparem os olhos para a dura jornada. Os primeiros passos que haveriam de desembocar nesta Inquisição (maldita) de Évora marcaram-se em torno de Bento de Espinosa na tentativa de encontrar relações entre a sua vida e obra e a sociedade e cultura portuguesas (e ibéricas) nos séculos XVI e XVII. A pesquisa espinosana trouxe o autor destas linhas muito tempo mergulhado na obra do filósofo e levou-o a Amesterdão. Mas, perante a riqueza dos dados recolhidos em Portugal e as dificuldades financeiras e outras que impediam contactos estreitos com os arquivos de Holanda, viu-se forçado a centrar o trabalho não já no pensamento e nos relações de Espinosa com a sociedade e a cultura portuguesas, mas a fixar-se no ‘distrito’ inquisitorial onde viveram gerações dos seus antepassados paternos.
Questionar-se-ão os limites cronológicos das datas de 1533 e 1668. 1533 constitui o ano de prisão da mais antiga vítima conhecida da Inquisição (maldita) de Évora. 1668? por falta de forças para ir mais longe e também porque considerámos significativa esta data limite: permite abarcar três importantes períodos da história portuguesa, a dos últimos monarcas da dinastia de Avis, o domínio filipino os anos da Restauração,  reúne cerca de 75% de todos os processos da Inquisição (maldita) eborense.

A Inquisição de Évora assume-se como tribunal autónomo em 5 de Setembro de 1541, dia em que tomou posse, dada pelo cardeal-rei Henrique, o seu primeiro inquisidor privativo Pedro Álvares, de Paredes. Mas à cidade de Évora, residência da corte, se vinculam os primeiros passos da Inquisição (maldita) portuguesa que remontam, juridicamente, à bula de Clemente VII “cum ad Nihil Magis”, de 17 de Dezembro de 1531. Não ignoro que a instituição formal da Inquisição portuguesa ocorre em Évora em Outubro de 1536: a 5 desse mês, o desembargador João Monteiro apresentou a nova bula “cum ad Nihil Magis”, subscrita pelo papa Paulo III em 23 de Maio desse ano, ao inquisidor-geral frei Diogo da Silva; a 7 de Outubro, frei Diogo da Silva apresentou, por sua vez, a bula ao cardeal infante Afonso, irmão do rei, arcebispo de Lisboa e perpétuo administrador do bispado de Évora; a 22 de Outubro em acto público na Sé desta cidade, perante o rei, o cardeal Afonso e a corte, foi lida a carta monitória onde se pedia pelo primeira vez aos ‘vizinhos e moradores nesta cidade d’Évora e seus termos que se sentem ou sentirem culpados nos ditos crimes e delitos de malvada heresia’ que se venham acusar». In António Borges Coelho, Inquisição de Évora, dos Primórdios a 1668, volume 1, Editorial Caminho, colecção Universitária, Instituto Português do Livro e da Leitura, 1987.

Cortesia Caminho/JDACT