sábado, 6 de junho de 2020

Indiscreto. Charles Dubow. «Ele leva a mão até ao seio dela, e ela deixa. Gosta da maneira como ele a toca e do cheiro que ele tem. Couro e areia. Do facto de ele ser britânico»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Eles entram por uma rua de cascalhos ladeada por mudas recém-plantadas. Nem posso dizer-lhe quanto tempo demorou para conseguir deixar esse lugar pronto, diz Clive. Quase estrangulei o meu empreiteiro quando ele me disse que não ficaria pronto antes do Memorial Day. Só conseguiram terminar a piscina na semana passada. Dá para imaginar? Eu a comprei há mais de um ano. Algumas pessoas não têm a menor noção de respeito. Eles estacionam em frente à casa. O lugar é moderno e branco. Há vários carros estacionados logo à frente. Um Range Rover e dois Mercedes. Ela nunca viu um relvado tão verde em toda a sua vida! Levando a mochila de Claire, Clive a conduz pela porta até uma sala ampla, escura e com o pé-direito alto. Uma lareira domina uma das paredes, e uma pintura moderna cobre a outra. Ela reconhece o artista. Esteve numa das suas exposições naquela primavera. Gosta dela?, pergunta. Não é exactamente uma das minhas paixões. Não sei quase nada sobre arte. Mas meu decorador disse que eu precisava de uma pintura enorme nessa parede, e eu decidi comprá-la.
O tecto deve estar a uns dez metros de altura. Quase não há mobília, apenas um longo sofá de couro branco e várias caixas de papelão empilhadas no canto.
O restante deve chegar na semana que vem, diz ele. Basicamente, estamos acampando agora. Vamos lá, deixe-me mostrar a casa. Ele coloca a mochila dela no chão e a conduz pela casa, mostrando-lhe a sala de jantar, a cozinha, a sala de televisão e uma sala de jogos completa com mesas de bilhar, pebolim, pingue-pongue e uma máquina de fliperama. Em cada sala uma televisão grande de tela plana. É a típica casa de um homem, comenta, sabendo o que ele quer ouvir. Nem se incomodou em mobiliar a sua casa nova, mas já está com todos os brinquedos instalados. Ele ri, sentindo-se lisonjeado. Vou-lhe mostrar o quarto onde vai ficar. Eles voltam pelo caminho por onde vieram e ele leva a mala dela até um enorme quarto de casal, onde a cama está desarrumada, sapatos jogados pelo chão, roupas colocadas sobre o encosto de uma cadeira e um notebook sobre a escrivaninha, com o navegador aberto no site de
notícias da Bloomberg. Revistas e telefones móveis estão espalhados por cima da mesinha de cabeceira. Sobre a cómoda há uma foto de Clive posando com esquis e outra com uma mulher jovem, no que parece ser um barco à vela. Sem olhar de perto, Claire percebe que ela está com os seios à mostra.
Desculpe, está meio bagunçado. Não consegui arrumar o lugar. Espero que não se importe. Como se não esperasse que ela respondesse, ele vira-se e beija-a. Estou muito feliz por ter vindo. Eu também, responde, retribuindo o beijo. Ela precisa ir à casa de banho. A viagem de comboio foi longa, e ela sofre os efeitos do calor e do desconforto. Ele leva a mão até ao seio dela, e ela deixa. Gosta da maneira como ele a toca e do cheiro que ele tem. Couro e areia. Do facto de ele ser britânico. É como ser violentada por um duque regente do século XVIII. Ela sente a mão entrar por baixo da sua camisa e os mamilos se enrijecerem. Não se quer afastar, e decide que pode esperar. Não vai demorar. Ele nem se preocupou em tirar a sua camisa ou a dela. A cueca ficou junto de um dos seus calcanhares, e ela está sentada na cama enquanto ele lava o rosto no lavatório.
Acabámos de inaugurar o quarto, diz, ainda lá dentro. Insatisfeita, ela olha para as suas pernas nuas e os pelos púbicos negros, sentindo-se um pouco tola. Ele volta para o quarto. Bem, que tal irmos encontrar os outros? Só um momento. Ela vai até à casa de banho, levando a sua roupa íntima e o short. A princípio, não parecia haver qualquer motivo para vesti-los. A casa de banho é grande e revestida em mármore. As toalhas, decadentemente macias. Há duas pias, um bidé, um chuveiro com vários esguichos de aço brilhante, que provavelmente custou o equivalente a um mês do seu salário. Há outro aparelho de televisão escondido atrás do espelho. Ela joga água no rosto e pensa que seria melhor ter trazido a sua própria necessaire com objectos de uso pessoal. Não trouxe a sua escova de cabelo nem o batom». In Charles Dubow, Indiscreto, 2013, Companhia Editora Nacional, 2013, ISBN 978-850-401-867-7.

Cortesia de CENacional/JDACT