domingo, 21 de junho de 2020

O Vale das Bonecas. Jacqueline Susann. «O ar é tão rarefeito que fica quase impossível respirar. Você conseguiu e o mundo o chama de herói. Foi mais divertido, porém, no começo da escalada…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«Você terá que escalar o Monte Evereste
para alcançar o Vale das Bonecas.
A escalada e brutal
e poucas pessoas viram esse pico.
Você jamais soube o que exactamente encontraria lá,
mas a última coisa que esperaria
era o Vale das Bonecas.
Vocé fica ali parado,
esperando pela felicidade
que esperava sentir,
mas ela não vem.
Você está muito longe para ouvir os aplausos
e para agradecê-los.
E não há mais para onde subir.
Você está sozinho e esse sentimento
é mais forte que tudo.
O ar é tão rarefeito que fica quase impossível respirar.
Você conseguiu e o mundo o chama de herói.
Foi mais divertido, porém, no começo da escalada,
quando havia apenas a esperança e o sonho de realizá-la.
Tudo o que você podia ver então era o cume da montanha,
ninguém que o informasse sobre o
Vale das Bonecas.
Quando você alcançaa o píncaro tudo é diferente.
A jornada o deixou arrasado, surdo, cego e cansado demais
para que possa apreciar a vitória.
Anne Welles nunca pretendeu fazer a escalada.
Ainda assim, deu o primeiro passo no dia em que olhou à
sua volta e disse:
Não, isso não me basta. Quero alguma coisa mais. Quando encontrou Lyon Burke era muito tarde para voltar atrás».

Anne. Setembro, 1945
«Fazia um calor de 40 graus no dia em que Anne chegou. Nova York ardia, era um animal de concreto apanhado por uma onda de calor fora de estação. Ela, porém, não se incomodava com o calor nem com a confusão de uma praça chamada Times Square. Achava Nova York a cidade mais excitante do mundo. A moça da agência de empregos sorriu e disse: Ah, vai ser fácil. Mesmo que você não tenha experiência. Actualmente, todas as boas secretárias estão nos bem remunerados empregos oferecidos pelo Departamento de Defesa. Mas, francamente, querida, se eu tivesse a sua aparência iria directo a John Powers ou a Conover.
Quem são eles? Dirigem as maiores agências de modelos da cidade. Isso é o que eu gostaria de fazer. Só que sou muito baixa e não suficientemente magra. Mas você é exactamente o tipo que eles procuram. Acho que prefiro mesmo trabalhar num escritório, disse Anne. Está bem, mas acho que é uma tolice. Passou-lhe um maço de papéis. Aqui está, todos são bons. Mas vá primeiro ao Henry Bellamy, um grande agente teatral. A secretária dele acaba de se casar com John Welles. Porque Anne não reagiu ao nome, ela disse: nao me diga que nunca ouviu falar em John Welles. Já ganhou três Óscars e acabo de ler que vai dirigir Greta Garbo no seu filme de retorno. O sorriso de Anne garantiu que ela nunca mais esqueceria John Welsh.
Agora, faça uma ideia do ambiente e do tipo das pessoas que você vai encontrar. Bellamy & Bellows, um grande escritório. Com toda a espécie de grandes clientes. Myrna, a moça que se casou com John Welsh, não chegava aos seus pés em aparência. Acho que você, também, vai logo agarrar algum. Algum? Um sujeito…, quem sabe até um marido.
A moça olhou o pedido de emprego. De onde disse que era? Fica na América, não fica?
Anne sorriu. Lawrenceville. É no começo do Cabo, quase uma hora de comboio de Boston. E se quisesse um marido teria ficado lá mesmo. Em Lawrenceville toda a gente se casa assim que sai da escola. Eu gostaria de trabalhar um pouco primeiro. E deixou um lugar desses? Aqui, toda a gente procura um marido. Inclusive eu mesma. Talvez me pudesse dar uma carta de apresentação para Lawrenceville. Quer dizer que se casaria com qualquer um? Anne estava curiosa. Bem, não com qualquer um. Mas com alguém que me desse um belíssimo casaco de castor, uma empregada para meio período, e que me deixasse dormir até ao meio-dia. Os colegas que eu conheço não só esperam que eu continue no meu emprego, mas que me pareça, ao mesmo tempo, com Carole Landis de négligé, enquanto preparo alguns pratos dignos de um gourmet». In Jacqueline Susann, O Vale das Bonecas, 1967, Edições Contraponto, 2010, ISBN 978-989-666-078-9.

Cortesia de EContraponto/JDACT