segunda-feira, 10 de abril de 2017

Carlos V. Linda Carlino. «Os sinos estão anunciando a sua chegada. Ele está aqui. Veio para este lugar de paz e retiro, afinal. Já ouviste repicar de sinos mais alegre?»

jdact e wikipedia

Orgulho. Poder. Paixão
«(…) Mas, primeiro, uma palavra ou duas sobre Yuste. A ordem dos Jerónimos está aqui há mais de um século e hoje é uma comunidade rica, possuindo acres de terra fértil em abundância no vale, além de pomares, olivais e vastos bosques nas colinas ao redor. Há pouco tempo, construíram aquele segundo claustro bonito à esquerda, com apartamentos pequenos e encantadores para o rei; seu pequeno palácio. Engenhosamente acrescentado à direita, o monastério tornou-se uma verdadeira jóia aninhada num mar cor de esmeralda de carvalhos e castanheiros sempre verdes. E mais adiante à nossa esquerda, ainda há outra extensão igualmente necessária, os estábulos; tu podes vê-los no pátio exactamente através da arcada.
O motivo de Carlos ter escolhido fazer o seu retiro aqui, ninguém pode ter certeza realmente; mas é verdade que não foi para tornar-se monge, isso é certo, para grande desgosto do prior. E quando consideras os magníficos palácios a que Carlos foi acostumado no passar dos anos, e o palácio espectacular que construiu em Granada, este dificilmente parece ser um lar apropriado, tanto em tamanho como em localização. Nada mais que dois andares, ambos idênticos, cada qual com quatro salas e um corredor central. Seu grande isolamento pode ter sido a atracção. E, pensando bem, agora que Carlos abdicou, este isolamento pode muito bem ser uma bênção para outros; evitará a sua interferência nos assuntos de Estado. Enquanto ainda estamos esperando, e não é um dia de Fevereiro tão frio assim para ficarmos por aqui, vou dar-te algumas informações básicas sobre esse homem, o imperador Carlos V. Tem quase cinquenta e sete anos e é viúvo há dezassete. Um homem envelhecido prematuramente, atormentado pela doença, pelo peso da derrota, que veio para passar o restante dos seus dias aqui, neste tranquila região, remota e montanhosa do sudoeste de Espanha.
Nasceu em Flandres, e na época em que tinha dezassete anos, era rei da Espanha e de vastos domínios, tinha herdado Flandres, os Países Baixos e o título de arquiduque da Áustria. Logo depois de tornar-se rei da Espanha, ele foi eleito, ou comprou, como alguns diriam, incluindo eu, a Coroa do Sacro Império Romano-Germânico. Mas ouçam. Sim. Os sinos. Os sinos estão anunciando a sua chegada. Ele está aqui. Veio para este lugar de paz e retiro, afinal. Já ouviste repicar de sinos mais alegre? Alcançando as partes mais longínquas do vale, chamando a todos, regozijem-se, porque o seu imperador e rei está aqui entre vós! Perdoe-me; a emoção do momento fez-me perder a compostura. Agora vê, as portas da capela estão se abrindo e aí vêm os frades nos seus hábitos, as túnicas brancas e os escapulários castanhos dos Jerónimos. Vamos afastar-nos, lá em direcção aos estábulos. Sim, este é um excelente ponto de observação; podemos ver e ouvir tudo daqui.
Uma cavalgada com cerca de cinquenta animais serpenteava caminho acima pela colina coberta de árvores, ondulando em torno das últimas curvas da trilha de pedra, passando pelos moradores locais, reunidos para vislumbrar a pessoa que tinha dito a eles que era o rei. Ao entrar no pátio, a forma requintada da cavalgada transformou-se num emaranhado hesitante de indecisões. Depois de vacilar e andar em círculos, um grupo pequeno de cavaleiros guiou a liteira de dois cavalos para a entrada da capela. O prior, com toda a solenidade e dignidade praticadas por semanas, endireitou o seu manto de capuz castanho e aproximou-se da liteira, em forma de uma caixa de madeira habilmente adaptada, que abrigava o seu mais ilustre convidado. Um sussurro vindo detrás de Alonso e Manuel exortou-os à acção. Certo, rapazes; vamos a isso. Manuel, Alonso, segurem aquele cavalo lá atrás. Peguem os cabrestos». In Linda Carlino, Carlos V, tradução de Leonor Cione, Editora Europa, São Paulo, 2008, ISBN 978-857-960-180-4.

Cortesia de EEuropa/JDACT