sábado, 23 de março de 2013

Entre a Palavra e o Discurso. Estudos de Linguística. Óscar Lopes. «… a semântica dos nomes massivos, as relações semânticas entre designações massivas, partitivas, colectivas e abstractas, as construções clivadas, “a deixis”, determinadas partículas discursivas, como o pois, e de agulhagem discursiva a partir da análise de textos literários»




(1917-2013)
Leça da Palmeira
Cortesia de wikipedia

«Como linguista, Óscar Lopes desenvolveu a sua actividade no âmbito da semântica formal em que se destacou pelo trabalho pioneiro de análise e de descrição da língua portuguesa com base  em instrumentos teóricos da lógica formal e da matemática. Dessa actividade, proporcionada por uma experiência de ensino da língua materna a partir de noções matemáticas desenvolvida pelo autor com alunos do Ciclo Preparatório na década de sessenta, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, resultou a publicação da Gramática Simbólica do Português, um esboço, em 1971, trabalho que:
  • constitui um marco nos estudos linguísticos em Portugal porque traz a público uma investigação pioneira que estabelece entre nós o início dos estudos de semântica, nomeadamente da semântica formal.
Essa investigação traduz a preocupação da formalização da descrição e interpretação linguísticas com recurso a instrumentos matemáticos como o cálculo proposicional, a teoria dos conjuntos, a topologia, bem patente, aliás, nos títulos de várias intervenções públicas. Óscar Lopes prosseguiu esta investigação notável ao longo de três décadas, período durante o qual exerceu funções na Faculdade de Letras do Porto como professor e investigador na área da Linguística, produzindo inúmeras análises e reflexões sobre a língua na sua dimensão semântica e pragmática que constituíram o tema de várias intervenções em encontros científicos tão diversificados. É precisamente da reunião dos textos destas comunicações que se compõe a obra Entre a Palavra e o Discurso, editada pela Campo das Letras, que tem o mérito extraordinário de tornar acessíveis os Estudos de Linguística, subtítulo da obra, escritos por Óscar Lopes entre 1977 e 1993, inéditos alguns, dispersos em livros de actas os outros. Os trabalhos de investigação linguística produzidos ao longo de três décadas, reunidos num único volume, ficam completamente acessíveis e disponíveis para o leitor interessado.
Não houve da parte das coordenadoras da edição uma preocupação cronológica na arrumação de textos, preterida em favor de uma organização temática. Os textos seleccionados estão organizados de acordo com temas muito caros a Óscar Lopes. Desses temas fazem parte questões de referência, a semântica dos nomes massivos, as relações semânticas entre designações massivas, partitivas, colectivas e abstractas, de temporalidade, a noção de presença e de presente, as relações inter-proposicionais os paradigmas contrastivos, os paradigmas concessivos, a semântica da maneira e da conformidade, as construções clivadas, a deixis os paradigmas da deixis, os actualizadores, determinadas partículas discursivas, como o pois, e de agulhagem discursiva a partir da análise de textos literários.
Do conjunto dos estudos destaca-se o cruzamento contínuo de uma atenção minuciosa centrada nas peculiaridades do Português (tema, aliás, que constitui o título do primeiro texto, Algumas peculiaridades semânticas do português com o reconhecimento crítico de universais semânticos. Desta atenção observadora ressalta, por um lado, o extraordinário vínculo afectivo do autor pela língua materna de que descobre as idiossincrasias e, por outro lado, a grande lição de complexidade e de exigência reflexiva que tem como ponto de partida as particularidades e o aparentemente simples, como a descoberta dos valores semântico-pragmáticos de palavras como assim, , lá, pois.
Deste livro se poderia dizer que é
  • (...) uma grande lição de complexidade que nos dá a consideração atenta das coisas aparentemente mais simples, nomeadamente no terreno da semântica linguística, em conformidade com o que o autor dos textos refere na conclusão do último estudo linguístico da colectânea em referência.
Tendo em conta o valor das lições que Óscar Lopes nos proporciona através dos textos nada mais resta senão reconhecer, com Fátima Oliveira, que é urgente ouvir a sua voz e reflectir, criando, se possível, novos olhares e formulando novas perguntas pois é isso que espera de nós». In Sónia Valente Rodrigues, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Fátima Oliveira e Ana Maria Brito, Coordenação, Óscar Lopes, Entre a Palavra e o Discurso, Estudos de Linguística 1977 – 1993, Porto, Campo das Letras, ISBN 972-610-917-5.


Cortesia da FLU do Porto/JDACT