sábado, 16 de março de 2013

O Maior Tufão de Macau. Pedro Fragoso Matos. «Passado algum tempo duas embarcações chinas abordaram por EB a Amazona e juntas com ela, trazidas pelo vento e pelo mar embravecido, ondeando em amplos balanços, arremeteram com a proa da escuna e num choque tremendo arrebentaram-lhe o fiel da amarração»


jdact

Com a amizade da LC e a memória do amigo APCM

(Continuação)

«A escuridão era completa, apenas a espaço rasgava o negrume o fraco lampejo das luzes da lorcha e do Poyang. À 1 hora (a. m.), aproveitando um recalmão, largou-se para o fundo o ferro de EB, arriou-se até ao chicote o fiel da cabresteira. Os escaleres quebravam-se nos turcos, que dobravam com o peso da rajada, e a canoa de barlavento, suspensa das talhas, oscilava dentro do navio. Nada mais ocorria de notável, o temporal parecia no seu auge, mas o barómetro continuava a baixar e às 2.50 horas (a. m.) o aneróide marcava 0,720 mm (960 mb), limite da escala. A esta hora, já não se viam as luzes do cidade e dos navios, a máquina trabalhava com toda a força a vante, a coluna de ar deslocada com incrível velocidade, silvava no massame de arame da escuna.
Era impossível dor ordens, que ninguém ouvia, arrastadas e confundidas as vibrações sonoras do ingente turbilhão. Pouco depois das 3 horas (a. m.) caiu de través sobre a proa da Camões a lorcha Amazona. Era impossível evitá-la, a canhoneira não obedecia ao leme. O choque foi grande e a proa da escuna batia como ariete em fortíssimos embates o costado da velha lorcha da Polícia. A seu bordo aquartelavam-se talvez uma centena de pessoas que se perderiam sem remédio no caso de a lorcha soçobrar. Mandou-se parar a máquina. Então a Camões  aproava ao SW atravessada à vaga e a Amazona ao NE filando ao vento.
Passado algum tempo duas embarcações chinas abordaram por EB a Amazona e juntas com ela, trazidas pelo vento e pelo mar embravecido, ondeando em amplos balanços, arremeteram com a proa da escuna e num choque tremendo arrebentaram-lhe o fiel da amarração. Largou-se para o fundo o ferro de BB, perdendo-se logo de vista os terríveis agressores. A rastejar pela popa passava um vulto enorme. Era o White Cloud. Rebentados os viradores dados para a ponte, lá ia impelido pela tormenta de Deus e à aventura.
Salva estava a Camões daquela terrível abordagem, quando uma grande lorcha de carga assentou o alteroso castelo de popa dentro do navio e correndo de vante para ré arrombou a amurada de BB, rebentou as enxárcias do traquete e grande, as plumas da chaminé e esmagou a canoa sobre a gaiuta da cozinha. Um grosso pranchão de carga, que trazia saliente do costado, varria como foice roçadora a tolda da escuna. A chaminé inclinava lentamente a sotavento, prestes a desabar. Era urgente retirar o fogo para o incêndio não vir juntar seus danos aos imensos perigos do tufão. De rastos, magoado por uma pancada do madeiro, que o colhera pelo peito, o comandante conseguiu alcançar a escotilha do máquina e bradar para baixo a ordem salvadora, que foi cumprida a tempo, tombando logo em seguida a chaminé.
Era indescritível a violência do vendaval. A bordo a escuridão era medonha. O vento apagara todas as luzes, as agulhas saltaram fora dos fulcros por causa dos balanços desmedidos, o mar desencontrado cobria a tolda, passando de um a outro bordo como uma abóboda de água lamacenta, e o vento rugia como o estrondo de descargas de artilharia, ameaçando arrancar a gente que com valor sobre-humano cavalgara a borda, para talingar o ferro da roça, a última âncora de socorro. Não há palavras para descrever aqueles momentos de angústia (...)» In Pedro Fragoso Matos, O Maior Tufão de Macau, Separata dos Anais do Clube Militar Naval, Lisboa, 1985.

continua
Cortesia de António Pedro (†)
JDACT