terça-feira, 7 de janeiro de 2014

BNP. Seminário. O De Avibus de Alcobaça. Uma cópia de Clairvaux? «Esta obra foi produzida nos “scriptoria” de três dos mais importantes mosteiros do românico português. Esta sessão pretende dar a conhecer uma das obras singulares do românico…»

Cortesia da bnp

O De Avibus de Alcobaça. Uma cópia de Clairvaux? Seminário. Amanhã, dia 8 de Janeiro.18h00.

«Décimo encontro do ciclo de seminários Um mês, um códice iluminado, iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.
Durante a Idade Média, a procura de novos métodos de ensino e pregação no meio clerical vai propiciar o aparecimento de obras de carácter simbólico-alegórico, comumente conhecidos por bestiários, que irão utilizar as características dos animais como modelos de comportamento. Apesar destes gozarem de uma enorme popularidade em Inglaterra e França, não temos conhecimento de qualquer exemplar produzido em Portugal. Por outro lado, no contexto monástico português do final do séc. XII, encontraremos três cópias do De Avibus, escrito por Hugo de Folieto em meados do século, cuja temática, semelhante à dos bestiários, se centra exclusivamente em aves. Esta obra foi produzida nos scriptoria de três dos mais importantes mosteiros do românico português.
Esta sessão pretende dar a conhecer uma das obras singulares do românico, cujo programa iconográfico, associado a diversos modelos de circulação, revela informações acerca da sua origem e ligação a outras cópias europeias. Particular destaque será dado ao manuscrito iluminado Livro das Aves (Alc. 238), proveniente do Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Alcobaça, que apresenta grande semelhança com a cópia francesa do Mosteiro de Clairvaux (ms. 177), actualmente conservada na biblioteca Municipal de Troyes. A partir do estudo em curso sobre o significado da cor na iluminura românica bem como da iconografia e do texto, acentuaram-se os enigmas acerca da origem e produção desta obra.
A apresentação estará a cargo de Rita Castro». In BNP

Cortesia da BNP/JDACT