quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O Culto Português a Sant’Iago de Compostela ao longo da Idade Média. Manuel Cadafaz Matos. «Aquela data de 1095 em que nos é dada, por documentos precisos, a época aproximada em que o conde Henrique se casou com dona Teresa é, no dizer de Baquero Moreno, a primeira data segura em que Henrique aparece na Península»

Vias do noroeste de Portugal antes de 1147
jdact

«(…) O primeiro templo existente naquela cidade em louvor de Sant’lago, com efeito, ao que nos reportam Otero Pedrayo e Chamoso Lamas, tinha sido arrasado por Almansor que, mesmo assim, havia respeitado a tumba. Foi na sequência desses desmandos que, em 1003, se havia consagrado ao Apóstolo uma nova igreja, reconstruída. E várias dezenas de anos depois, mais precisamente em 1075, começava-se, com Diogo Peláez, a edificação da actual basílica, protótipo das igrejas de peregrinação, que viria a adquirir uma singular exuberância artística no tempo do bispo Gelmires.
Sabe-se muito pouco acerca desse período de vida do conde Henrique em que encetou tal viagem. Humberto Baquero Moreno refere-nos, apenas, que dois anos antes, ou seja em Fevereiro de 1095, o conde, com cerca de 30 anos, aparece casado com dona Teresa, filha de Afonso VI, rei de Leão e Castela. E poucos meses antes de efectivar tal peregrinação a Compostela, ou seja em 24 de Abril de 1096, surge-nos como senhor de Braga. Nessa altura, sabemos que é arcebispo dessa cidade, por documento do Liber Fìdei (n.º 685), datado de 8 de Maio desse ano e recentemente dado à estampa por Avelino Jesus Costa, o bispo Geraldo. Desse fólio consta que um tal Adilbergo, de apelido Boa, doa à Sé de Braga um casal em Aveleda (concelho de Braga).
Aquela data de 1095 em que nos é dada, por documentos precisos, a época aproximada em que o conde Henrique se casou com dona Teresa é, no dizer de Baquero Moreno, a primeira data segura em que Henrique aparece na Península. E utilizando nós aqui, numa perspectiva de investigação iconográfica, o método de reeonstituição (a partir do mais ínfimo pormenor) utilizado pelo arqueólogo, detenhamo-nos sobre a iluminura que António Holanda e Simão Bening vieram a elaborar com vista à Genealogia do Infante Fernando.
Esses autores, quando se detiveram sobre a caracterização genealógica de Afonso Henriques, e debruçando-se em particular sobre a vida do conde Henrique, tiveram ensejo de nos mostrar, entre outros pontos, que essa genealogia (integrando uma dúzia de fólios iluminados) lhes foi mandada executar pelo infante Fernando, que viveu entre 1507 e 1534. Ora, Martim Albuquerque e João Paulo Abreu Lima, quando se empenharam em descodificar a linguagem-visual, por vezes um tanto cerrada, destas iluminuras (que constituem verdadeiras obras-primas), questionaram-se, entre outros casos, com o das personagens e situações que integram o fólio votado ao conde Henrique (fólio 7).
Após um aturado estudo, esses autores concluíram que António Holanda e Simão Bening pretenderam, através daquelas imagens (em particular das duas laterais inferiores), fazer crer o seguinte: ...inclinamo-nos a ver na bordadura inferior dois episódios, atenta a descontinuidade temática... Os episódios conotam-se naturalmente com o conde D. Henrique, por dupla razão, porque este é a figura principal e porque em ambos os lados na bordadura inferior se descortina a sua bandeira (de branco com uma cruz firmada de azul).., A representação dos navios pode figurar a partida do conde D. Henrique para a Terra Santa como o seu regresso, ou até a sua partida originária em direcção a Península.
Este fólio permite-nos admitir, embora não sem alguma margem de erro, que data da primeira metade do século XVI a primeira imagem que conhecemos alusiva (embora hipoteticamente) à primeira fase da vida do conde Henrique na Península por altura do seu casamento, logo após a sua chegada, com cerca de 30 anos. Então os mais antigos testemunhos iconográficos do pai de Afonso Henriques no então Condado Portucalense? Onde se situam? Já se procedeu à sua identificação? Ao que nos foi dado apurar, o mais antigo documento que se possui a tal respeito é uma miniatura existente precisamente no Arquivo da Catedral de Sant’lago de Compostela, que data do século XIII, não tendo sido composta, segundo tudo leva a supor, mais de um século e meio depois da morte do conde Henrique em 1112». In Manuel Cadafaz Matos, O Culto Português a Sant’Iago de Compostela ao longo da Idade Média, Peregrinações de homenagem e louvor ao túmulo e à cidade do Apóstolo entre o século XI e século XV, Instituto Português do Património Cultural, Lisboa, 1985.

Cortesia de IPPCultural/JDACT