terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Poemas de Alcipe. Marquesa de Alorna. «O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar. Só a arte é útil. Crenças, exércitos, impérios, atitudes, tudo isso passa. Só a arte fica, por isso só a arte se vê, porque dura»

Cortesia de wikipedia e jdact

Sonetos
Retratar a tristeza em vão procura
«Retratar a tristeza em vão procura
quem na vida um só pesar não sente,
porque sempre vestígios de contente
hão de aparecer por baixo da pintura.

Porém eu, infeliz, que a desventura
o mínimo prazer me não consente,
em dizendo o que sinto, a mim somente
parece que compete esta figura.

Sinto o bárbaro efeito das mudanças,
dos pesares o mais cruel pesar,
sinto do que perdi tristes lembranças;

condenam-me a chorar e a não chorar,
sinto a perda total das esperanças,
e sinto-me morrer sem acabar».


Feito na cerca de chelas
«Deitei-me sobre a fresca relva um dia,
e dando a um sono leve alguns instantes
com os prazeres sonhei, que lá distantes
debuxava a estragada fantasia.

Saturno vagaroso me trazia
um diadema de lúcidos diamantes,
enramado de mirtos odorantes,
o qual Cípria na fonte me cingia.

A Fortuna risonha se mostrava,
mas no disco da roda vacilando,
voltando-a, me levou quanto eu sonhava.

Já Délio para os mares ia olhando,
e Bóreas, que raivoso murmurava,
acordou-me, como dantes, suspirando».
Sonetos de Leonor Almeida Portugal Lorena Lencastre, (1750 – 1839), in ‘Poemas de Alcipe’

JDACT