sábado, 22 de junho de 2019

A Herdeira. Sydney Sheldon. «Quero que estejam a caminho dentro de trinta minutos. Entregou a Kafir uma cópia do telegrama que havia redigido. Qualquer pessoa que fizer algum comentário…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Istambul, Sábado, 5 de Setembro. 22 horas
«(…) Durante os nove anos em que vivera sob a direcção de Sam Roffe, Rhys Williams se tornara de valor inestimável para a companhia. Com o correr do tempo, assumira responsabilidades cada vez maiores, reorganizando várias divisões, resolvendo problemas em qualquer ponto do mundo, coordenando as diversas filiais da Roffe and Sons e criando novos conceitos. No fim, Rhys Williams conhecia o funcionamento e a situação da companhia mais do que qualquer pessoa, à excepção do próprio Sam Roffe. Rhys Williams era o sucessor natural para a presidência. Um dia, quando Rhys e Roffe voltavam de Caracas num luxuoso Boeing 707-320, que fazia parte da frota de oito aviões da companhia, Sam Roffe felicitou Rhys por uma transacção lucrativa que ele havia fechado com o governo. Vai ganhar uma boa gratificação por isso, Rhys.
Rhys respondeu calmamente: não quero gratificação, Sam. Prefiro algumas acções e um lugar na sua administração. Merecia isso, decerto, e os dois sabiam disso. Mas Sam respondeu: sinto muito, mas não vou alterar os meus princípios, nem mesmo por sua causa. A Roffe and Sons é uma empresa privada e ninguém que não seja da família pode pertencer à administração ou possuir acções. Rhys sabia disso, sem dúvida. Comparecia a todas as reuniões da companhia, mas não como participante. Sam era o último elemento masculino da família Roffe. As outras pessoas da família eram todas mulheres, primas de Sam. Os homens com quem elas haviam casado tinham um lugar na administração da companhia: Walther Gassner, que se casara com Anna Roffe; Ivo Palazzi, casado com Simonetta Roffe; Charles Martel, casado com Hélsne Roffe e Alec Nichols, cuja mãe fora uma Roffe. Rhys fora assim forçado a tomar uma decisão. Sabia que merecia fazer parte da administração e que um dia dirigiria tudo. As circunstâncias actuais impediam isso, mas elas podiam ser alteradas.
Rhys tinha decidido continuar à espera, para ver o que acontecia. Sam lhe ensinara a ser paciente. E agora Sam estava morto. As luzes do escritório acenderam-se de novo e Hajib Kafir apareceu à porta. Kafir era o gerente de vendas da Roffe and Sons na Turquia. Era um homem baixo e moreno, que usava diamantes e uma barriga gorda com atributos de prestígio pessoal. Tinha o ar desmazelado de um homem que se vestia as pressas. Sophie não o encontrara, portanto, numa boite. Outro efeito secundário da morte de Roffe, pensou Rhys: um coito interrompido. Rhys!, exclamou Kkafir. Nunca imaginei que ainda estivesse em Istambul!
Quando o deixei, ia tomar o avião e, como eu tinha alguns casos para resolver... Sente-se, Hajib, e ouça com muita atenção. Quero que mande quatro telegramas no código da companhia. São para países diferentes. Quero que sejam levados pessoalmente para o telégrafo por mensageiros de confiança. Entendeu? É claro, disse Kafir, espantado. Entendi perfeitamente. Rhys olhou para o fino relógio de ouro Baume & Mercier que tinha no pulso. A agência da Cidade Nova já está fechada. Passe os telegramas pelo Yeni Posthane Cad. Quero que estejam a caminho dentro de trinta minutos. Entregou a Kafir uma cópia do telegrama que havia redigido. Qualquer pessoa que fizer algum comentário será sumariamente despedida. Kafir viu o telegrama, os seus olhos se arregalaram. Meu Deus! Meu Deus! Como pode acontecer uma coisa dessas? Sam Roffe morreu num acidente, disse Rhys». In Sydney Sheldon, A Herdeira, Edições ASA, 2018, ISBN 978.989-234-299-3.

Cortesia de EASA/JDACT