terça-feira, 11 de junho de 2019

O Segredo do Anel. Kathleen McGowan. «Ela leu em voz alta a citação de outra placa, abaixo do bronze: mulher, por que chora? A quem procura?»

Cortesia de wikipedia e jdact

Jerusalém
«(…) Isso mesmo. Meu nome é Maureen. Mas como..., como sabia? O homem ignorou a pergunta. Pegou-a pela mão e puxou-a através da igreja. Não há tempo, não há tempo. Venha. Esperámos muito tempo por você. Venha, venha. Para um homem tão pequeno, era mais baixo até do que Maureen, ele se movia com bastante rapidez. As pernas curtas impulsionaram-no pelo interior da basílica, passando pelo lugar em que os peregrinos esperavam para serem admitidos na tumba de Cristo. Ele continuou a andar, até alcançar um pequeno altar no fundo da basílica, onde parou abruptamente. A área era dominada por uma escultura de bronze em tamanho natural de uma mulher com os braços estendidos para um homem, numa pose suplicante. Capela de Maria Madalena... Madalena... Veio por causa dela, não é? Não é? Maureen tornou a acenar com a cabeça, cautelosa, olhando para a escultura. Uma placa informava:

Neste lugar,
Maria Madalena foi a Primeira
A Ver a Ascensão do Senhor.

Ela leu em voz alta a citação de outra placa, abaixo do bronze: mulher, por que chora? A quem procura?
Maureen teve pouco tempo para reflectir sobre a pergunta, pois o estranho homenzinho puxava-a de novo, seguindo apressado, nos seus passos improváveis, para outro canto escuro da basílica. Venha, venha. Contornaram uma esquina e pararam na frente de um quadro, um retrato grande e antigo de uma mulher. O tempo, o incenso e séculos de resíduos de velas oleosas haviam impresso o seu tributo sobre a obra de arte. Para ver melhor, Maureen teve de chegar mais perto do quadro escuro, os olhos contraídos. O homenzinho explicou, numa voz subitamente muito séria: quadro muito antigo. Grego. Pode entender? Grego. Mais importante, da Senhora. Ela precisa que conte a sua história. É por isso que veio até aqui, Mo-ree. Esperamos há muito tempo. Ela esperou. Por você. Sim? Maureen olhou atentamente para o quadro, um retrato antigo de uma mulher usando um manto vermelho. Virou-se para o homenzinho, com a maior curiosidade sobre o lugar para onde ele queria levá-la. Mas ele não estava mais ali..., desaparecera tão depressa quanto havia surgido. Espere!
O grito de Maureen ressoou pela câmara de eco da vasta basílica. Mas ela não obteve resposta. Tornou a concentrar a sua atenção no quadro. Ao se inclinar na sua direcção, verificou que a mulher usava um anel na mão direita, um disco de cobre redondo, com um padrão de nove círculos em torno de uma esfera central. Maureen levantou a sua mão direita, a fim de comparar o anel que acabara de ganhar com o que aparecia no quadro. Os anéis eram idênticos.

... Muito será dito e escrito, nos tempos que virão, sobre Simão, o Pescador de Homens. De como ele foi chamado de pedra, Pedro, por Easa e por mim, enquanto os outros chamavam-no de Cefas, o que era natural na língua que falavam. E, se a história se propuser justa, dirá como ele amou Easa com intensidade e lealdade incomparáveis. E muito se tem dito, assim me contaram, sobre o meu relacionamento com Simão-Pedro. Há aqueles que nos chamavam de adversários, de inimigos. Querem acreditar que Pedro me desprezava e que disputávamos a atenção de Easa em todas as ocasiões. E há aqueles que diriam que Pedro odiava as mulheres..., essa é, porém, uma acusação que não pode ser atribuída a nenhum dos seguidores de Easa. Saibam que nenhum homem que seguiu Easa jamais menosprezou uma mulher ou subestimou seu valor nos desígnios de Deus. Qualquer homem que faz isso e alega ter Easa como mestre está proferindo uma mentira. São inverídicas tais acusações contra Pedro. Aqueles que testemunharam as críticas a mim dirigidas por Pedro, desconhecem a nossa história, ou de que fontes se originaram as suas explosões. Contudo eu compreendo e nunca o julgarei. Isso, acima de todo o resto, é fruto daquilo que Easa me ensinou..., e espero que aos outros ele também tenha ensinado. Não julgar. In o Evangelho de Arques Segundo Maria Madalena. O Livro dos Discípulos»

In Kathleen McGowan, O Segredo do Anel, Editora Rocco, 2006, ISBN 853-252-096-0.

Cortesia de ERocco/JDACT