domingo, 14 de dezembro de 2014

D João II. As Sombras. Jorge S Correia. «A noiva, dona Leonor de Viseu, era sua prima co-irmã, filha Fernando, irmão de Afonso V. O pai da noiva seria o nobre de maior gabarito de Portugal, com os títulos de duque de Viseu e de Beja, governador da Ordem de Cristo…»

jdact

Sonho. Glória. Poder e Intriga.
«O príncipe João nasceu a um sábado, 3 de Maio de 1455, e foi baptizado onze dias depois. Seu pai era homem de arrebatamentos, não aguentaria muito tempo sem fazer as festas que todos esperavam, sobretudo porque não conseguia disciplinar a ansiedade. O príncipe não podia viver muito tempo subjugado ao pecado original, era necessário expurgá-lo deste anátema, mergulhá-lo na água benta para a purificação resultar. Ao baptizado não faltou ninguém, nem sequer o mais distraído lisboeta. O rei e a rainha, a família chegada também: dona Catarina, irmã do rei; dona Filipa, irmã da rainha; a marquesa de Vila Viçosa, as duquesas de Bragança e de Viseu e muitas mais. Todas elas, cerca de sessenta, vestidas à francesa de ricos brocados (tela de seda entretecida a ouro; a mais preciosa é a que tem relevo e se diz brocado de três altos), perfumaram-se com água das rosas com polvilhos de Chipre, as mais sofisticadas com benjoim do oriente, odor muito mais eficaz para anular as exsudações. Nem o tio-avô da criancinha faltou, o virtuosíssimo infante Henrique, obrigado a fazer uma pausa nas suas superiores obrigações para estar presente. Os fidalgos atropelaram-se nas escadarias da Sé. Queriam entrar todos ao mesmo tempo, ficar próximo do príncipe e ainda mais do rei, um bando de aves arrastando as suas capas roçagantes, que todos usavam nesse dia, farpelas que os faziam suar mas que ajudavam a limpar o caminho que ia dar à Sé. O bispo de Braga lá estava, rodeado por outros bispos e uma multidão de sacerdotes todos prontos a ajudá-lo nas orações, de modo a dar ao menino a capacidade de participar na vida trinitária: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Determinado, actor principal de tal cenário, o bispo de Braga quase afogou o recém-nascido na pia baptismal, livrando-o do pecado de ter sido cúmplice na destruição da esmeralda deslumbrante.
Filho de rei, presumível herdeiro da Coroa, João não podia ser baptizado como qualquer plebeu. Para fazer a diferença teve dois padrinhos e três madrinhas, a protecção reforçada para tão ilustre recém-nascido. Os mesteres, representados nas suas confrarias, estavam também presentes, tal qual os mercadores e restante burguesia, alguns deles homens-honrados que não queriam perder tão animado forró. As gentes, os estratos mais baixos da sociedade, apenas tinham direito a ver passar o cortejo, acenar, dar vivas ao rei e ao príncipe, esperando que o soberano fosse magnânimo e lhes proporcionasse alguma coisa de comer e beber durante as muitas festas e alegrias que se fariam. Findo o baptizado, a procissão rompeu Sé acima, em direcção ao castelo de S. Jorge, ao som sibilante das charamelas (instrumento de sopro, semelhante a trombeta direita com buracos para extrair sons diferente) e sacabuxas (espécie de trombeta dividida ao meio com uma peça basculante para lhe alterar os sons), intermediadas pelos tambores que adoçavam os sons estridentes das trombetas. O arcebispo seguia atrás do pálio onde a criança fora depositada, os outros bispos vinham logo a seguir, antes mesmo do rei, precedência que o monarca respeitava e que ensinaria ao filho quando este tivesse entendimento. A seguir ao rei vinha uma extensa procissão de fidalgos e gente de menor estatuto, preparados todos para a festa que seria de arromba.
Como um príncipe se faz homem num instante, vamos encontrá-lo pronto para casar quando ainda a barba não necessitava de despontes. A noiva, dona Leonor de Viseu, era sua prima co-irmã, filha Fernando, irmão de Afonso V. O pai da noiva seria o nobre de maior gabarito de Portugal, com os títulos de duque de Viseu e de Beja, governador da Ordem de Cristo, entre muitos outros senhorios e privilégios. Não foi difícil os manos entenderem-se. A fraternidade é um sentimento poderoso, as alianças políticas ainda mais, e quer Afonso V quer Fernando, ao juntarem os filhos, constituíam uma barreira poderosa às ambições do duque de Bragança. Por todos estes motivos, não valeram de nada os esforços do rei de Castela, Henrique IV que propunha ao monarca português com insistência o casamento da sua filha Joana com o príncipe João. Casamento por amorr Nem sei se o jovem tinha alguma vez visto a prima. Era um contrato de família, os interesses régios antes de tudo, os afectos viriam depois. Tanto mais que a princesa tinha doze anos e o príncipe quinze, longe ainda das solicitações do corpo, sobretudo D. Leonor, que provavelmente ainda não lhe teriam chegado as primeiras regras». In Jorge Sousa Correia, As Sombras de D. João II, Clube do Autor, Lisboa, 2014, ISBN 978-989-724-155-0.

Cortesia de C. do Autor/JDACT