quinta-feira, 12 de março de 2020

A Ponte dos Suspiros. Fernando Campos. «O meu senhor rei também tinha um pé assim..., e olhou-o acima: não tens, por acaso, uma verruga no dedo mindinho do pé direito, pois não?»

jdact

O Sapateiro Santo
«(…) O arcebispo fez com as mãos o gesto de assentimento e o peregrino, afirmando o propósito de os não maçar muito mais tempo, continuou a contar...

Um dia haviam chegado a Évora com os sapatos rotos do caminho. Savachão lembrou-se de Simão Gomes. O sapateiro santo?, perguntou Telo. Assim lhe chama o povo, por via das suas muitas cantigas proféticas como as do Bandarra. Queres que eu te encomende uns chapins novos? Será bom que ele nos tire a medida dos pés. Numa ruela perto da sé, era aí a oficina de Simão. Lá estava ele, sentado num mocho, à porta, cosendo gáspeas com a sovela, cantando:

Vejo montes humilhados
vejo vales levantados
vejo gemidos e prantos
vejo...

Que desejais? Uns chapins, disse Telo. Hum! Mendigo não costuma comprar chapins. Sola dura, calejada, nos pés. Esses que trazes, todos rotos, roubaste-os a algum defunto? Não desconverses. Alto lá! Temos fidalgo! Quanto queres por eles? Mediu-o desconfiado da cabeça aos pés: tens dinheiro? De esmolas. Não é muito, mas... Quando eu for pajem do cardeal... Ah, ah, ah! Vais ser pajem do cardeal? E eu deão da sé. Tu pagas-me e eu aspirjo-te com o hissope in nomine Patris e Filho. Olhou para Savachão, que se conservara calado um pouco atrás de Telo: e tu? Também queres chapins? Uns sapatos? Umas botas? Um para o pé direito, outro para a muleta... ah, ah, ah! É mais em conta... e pagas-me quando fores rei: o lugar está vago... Súbito tornou-se sério, os olhos turvos de água: desculpa. Gracejo, mas tenho o luto aqui..., e levava a sovela ao peito. ... Quando ele me chamava ao paço... enquanto eu, de joelhos, lhe ia tirando o molde do pé... Como ele gostava de falar comigo!... Coisas do futuro... E eu dava-lhe trela àquele desejo tenaz, àquela imaginação sem rédea... Também tenho a minha parte de culpa no que aconteceu... Naquela idade, com aquelas manias, o de que ele precisava era de levar nas trombas. Mas não houve ninguém..., até que os Mouros... Fazes os chapins?, cortou Telo. Pareceis boas pessoas. Vá, mostra-me o teu pé. Telo aprestou-se. Simão Gomes tirou de uma prateleira uns chapins já feitos e experimentou-lhos: mesmo a calhar. Agora o teu amigo. Savachão aproximou-se e ele examinou-lhe o pé esquerdo, que, por mor da muleta, tinha no ar: ah! Peito arqueado, alto... O meu senhor rei também tinha um pé assim..., e olhou-o acima: não tens, por acaso, uma verruga no dedo mindinho do pé direito, pois não? Não. Era tão grande, dizia o sapateiro, recordando, enquanto da prateleira pegava outros chapins: ... que parecia um sexto dedo, nunca o esquecerei..., e calava-se, continuando a afagar o pé de Savachão e olhando-o pensativo nos olhos... Aqui tens uns chapins mesmo a matar. Quanto é? perguntou Telo. Pagar-me-eis..., e esganava-se-lhe o sentimento na garganta, ... quando eu for deão da sé...

Soluçavam dobrando tangendo os bronzes plangentes por toda a cidade..., corriam pessoas os olhos chorosos de todas as ruas... Que luto será este? Savachão desembarcava na Ribeira com o companheiro, vindos do Sul. Telo, no cais, inquiria um velho que passava. O barqueiro estendia a Savachão a muleta... Já assentava o pé no chão, embora continuasse a apoiar-se e manquejar. Mais como disfarce, meu pai que eu não conheci, minha mãe que me abandonaste..., verdade que, por ter os membros direitos mais avantajados, sempre coxeara, mas sempre o soubera dissimular. Até das duas bolsas a esquerda era a mirrada. Pecara como fruto chocho, por apartar para esse lado. "Para que lado aparta Vossa Alteza?, perguntava-lhe o alfaiate ao medir-lhe as calças na virilha, para poder talhar a barguilha à feição. Não sabia bem definir o que sentia, vergonha, mal-estar, quando as mãos dele lhe mexiam naquelas partes...» In Fernando Campos, A Ponte dos Suspiros, 1999, Difel SA, 2000, ISBN 978-972-290-806-1.

Cortesia de Difel/JDACT