segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Carreira dos Tolos. Modistas. José Daniel Rodrigues Costa. «Apenas ancorava em qualquer Porto, dava parte da sua commissão, e offerecia o seu "Barco da Carreira" para os conduzir, depois de ter feito hum particularizado exame a quem determinava transportar-se…»


jdact

Carreira dos Tolos
«Depois que o Sábio, e judicioso Erasmo, pôz a ultima demão ao Elogio da Loucura, hum heróe dos nossos tempos, que o lêo, ficou tão namorado deste Elogio, que não se achando com cabedal bastante para fazer outro tanto, comprou hum barco, applicou-se á Manobra, e Nautica, e partio a descobrir terra, onde podesse commodamente alojar em paz a nunca extincta geração dos Tôlos. Depois de huma longa viagem, tendo aportado a muitas, e mui deliciosas terras, correndo todo o Peloponéso, avistou a famosa Ilha Anticyra, pela grande colheita do Heleboro , (hum dos remédios, que a antiguidade applicava á loucura) virou de bordo no mesmo instante, temendo aquelle empestado clima. Eisa-qui em frente da mesma descobre outra ilha, povoada de frondosos arvoredos, e pelos seus campos em grande abundância se observava a herva Lotos, de tanta virtude, que huma vez comida, fazia desde logo esquecer todos os males, e acontecimentos da passada idade, dando hum novo realce á estupidez dos que della se alimentavão.
Muito se alegrou o diligente Navegante com a descoberta, sacrificando se ao louvável fim de fazer ditosos os que tinhão nascido para o ser: e por isto destinou transportar á mesma Ilha os Tolos que encontrasse pelos diversos Paizes do mundo, para que em pleno repouso podessem gozar livremente da sua Tolice, sem estorvo dos que imaginão ter nascido para censurar, e emendar o género humano. Apenas ancorava em qualquer Porto, dava parte da sua commissão, e offerecia o seu Barco da Carreira para os conduzir, depois de ter feito hum particularizado exame a quem determinava transportar-se, para que não acontecesse, que algum mais assisado fosse perturbar a paz daquelle delicioso Paiz. Logo que o bom Arrais vio quasi povoada a sua Ilha com immensas emigrações, chegou finalmente ao nosso Porto, tendo noticia da grande cópia de Tôlos, que povoa a nossa Pátria; e apenas affixou os seus cartazes, apparecêrão tantos, que não podendo conduzillos todos juntos, intentou distribuillos em diversas classes, assignando a cada huma dellas sua particular Tolice, que reduzio ao número de doze , destinando hum mez para cada viagem.
Os primeiros, que escolheo para transportar á Ilha dos Tôlos, furão os Tôlos com as Modas. Entre estes hum mais lampeiro se lhe apresenta, rogando-lhe, que o admitta primeiro no seu Barco, visto que elle julgava levar a primazia na Tolice a todos os seus companheiros. Sem embargo desta basofia ser logo aniquilada pelos outros, que lhe não erão somenos, o nosso discreto Arrais, amigo da boa ordem, lhe rogou que provasse a sua capacidade, contando os factos mais memoráveis de sua vida. Ao que o nosso estúpido Peralta satisfez do modo seguinte: Eu, Senhor Arrais, disse elle, fui em pequeno creado com muita sujeição; não punha o pé na rua, senão para ir á Missa na companhia de minha Mãi; andei de ópa até á idade de vinte annos; nunca vi mais até áquella idade, que hum vintém na minha algibeira; nunca tinha ido a passeios, a ópera , a touros, a partidas, ou assemblêas, nunca passei em casa de meus Pais de comer faceira de vacca em dias de carne; e feijão com couves, e sarda escalada em dias de peixe; porque meu Pai era hum furreta: nunca vi cabelleireiro em casa; atava-me minha Mài huma castanhinha no coruto da cabeça, e ficava penteado: conheci huma ópa de jardo, que trouxe bons seis Invernos; huns calçõeszinhos de tripe, que meu Pai deixou, e se fizeram para o meu corpo, tantas voltas se lhes derão, que durarão mais três annos e meio; meias de linha crua só dois pares estraguei em quinze mezes; os çapatos levavão sete vezes solas, e outras tantas lombas. Neste aperto, em que me via , nesta apoquentação, em que me creárão, aturei vinte e quatro annos, a tempo que morreo meu Pai, e deixou oitenta mil cruzados, e duas quintas». In José Daniel Rodrigues da Costa, Barco da Carreira dos Tolos, Obra Crítica, Moral, e Divertida, folheto I, Janeiro, Typographia de Elias José da Costa Sanches, Lisboa, 1850.

Cortesia de TEJCSanches/JDACT