terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Sombra do Templário. Século XIII. Núria Masot. «Com início no emaranhado do novo bairro de Sant Pere de les Puelles, a muralha avançava até à igreja de Santa Ana e seguia até ao mar, aproveitando o traçado da corrente das Ramblas»

jdact



Barcelona
(…) Jaime I, monarca da Catalunha e de Aragão, construía uma nova linha defensiva de muralhas para deixar respirar a população crescente. Com início no emaranhado do novo bairro de Sant Pere de les Puelles, a muralha avançava até à igreja de Santa Ana e seguia até ao mar, aproveitando o traçado da corrente das Ramblas. Esta antiga corrente, chamada durante anos pelo seu nome latino arenno, e denominada agora pelo termo árabe ramla, marcava o limite ocidental da cidade. Um grande bairro marítimo crescia em redor da igreja de Santa Maria de les Arenes, no local onde meio século depois se iria erguer a impressionante mole de Santa Mana del Mar. O bairro, integrado por armadores, mercadores e marinheiros, crescera de forma espectacular, a praça da igreja enchera-se de oficinas e de actividade mercantil e novas ruas abriam-se para o exterior, dando lugar a espaços dedicados aos grémios de artesãos da prata e aos fabricantes de espadas e adagas. Este novo bairro, a VilaNova del Mar, pegava com o mercado do Portal Major, o mais importante da velha muralha romana e que conduzia a uma das vias de saída da cidade, a Vía Francisca, sobre o traçado da outrora importante calçada romana. O antigo ordenamento romano de urbanização marcava todavia a recordação do cardus e do decumanus, gravando uma grande cruz no coração da cidade.
Porém, aquela grande urbe em expansão carecia de um bom porto, apesar de se ter convertido numa das potências marítimas e comerciais do Mediterrâneo. O antigo porto, aos pés de Montjuït, estava totalmente inutilizado há imenso tempo devido às cheias e à acumulação de areia. Dispunha apenas da ampla praia, com a única protecção de várias ilhotas e bancos de areia. Os grandes navios de carga não podiam aproximar-se da margem e viam-se obrigados a fundear a certa distância, dependendo de pequenas embarcações que efectuavam o duro trabalho de transportar para terra mercadorias e passageiros. A situação havia favorecido o crescimento de vários ofícios que ocupavam a maior parte dos homens da cidade. Em primeiro lugar, os moços de fretes, responsáveis pela carga e descarga das mercadorias, e também os barqueiros que com as suas embarcações transportavam pessoas e fardos de um lado para outro. O melhor negócio, sem dúvida, faziam-no os proprietários das barcas, que costumavam ter um bom número de escravos, facto que lhes conferia importantes lucros.
Barcelona, a grande potência marítima que fazia concorrência a venezianos, pisanos e genoveses, que construía grandes navios nos seus estaleiros, tardaria quase dois séculos para possuir um porto em condições. A urbe, que se expandia fora dos antigos limites, tinha uma população que já excedia os trinta mil habitantes. Bernard Guils ouviu os gritos dos marinheiros, anunciando a chegada à cidade. Tentou levantar-se da enxerga onde havia permanecido nos últimos dias, desfeito, vomitando o que já não tinha no corpo, escondido dos demais passageiros e da tripulação para que ninguém visse a sua debilidade. Falhava-lhe a visão do único olho, como se uma fina cortina de tule se tivesse desprendido de um lugar misterioso. Sentia as entranhas às voltas dando origem a dores agudas e, por vezes, insuportáveis. Meu Deus, pensou, dá-me forças para chegar a terra e depois faz comigo o que te apetecer, mas tenho de chegar a terra.
Sabia que não se tratava de um simples enjoo. Nas suas inúmeras viagens tinham-no informado sobre aquele mal que convertia os homens mais fortes em pobres criaturas inúteis e incapazes do mínimo esforço. Não, lamentavelmente não era esse o mal que o fazia sofrer daquela maneira, era pior. Muito pior. Fez um esforço para se pôr de pé, conseguindo caminhar quase de rastos, com os lábios apenados numa fina linha recta, tentando controlar a náusea, a dor de um ferro em brasa nas entranhas. Angustiado, apalpou o pacote que continuava a manter dentro da camisa comprovando que ele ali permanecia, empapado no suor que transpirava do seu corpo. A realidade impôs-se com todas as forças no espírito de Guils. Estava a morrer, nenhuma vida nova estaria à espera dele ao descer à terra, e não viria nunca a saber o que fora feito da família, dos irmãos, da grande casa rural onde nascera. Tudo se estava a desvanecer com rapidez. Finalmente aqueles que o perseguiam tinham dado com ele, mas só demasiado tarde o havia percebido. A única coisa que lhe restava fazer era um esforço sobre-humano antes de morrer pensar depressa e com clareza.
Cerrou os olhos com força, quase sem fôlego, mas a única imagem que lhe surgia no espírito com diáfana nitidez era Alba, a bonita égua árabe que tantos anos partilhara com ele tantos sofrimentos e vitorias. Reviu-lhe o olhar quando caíra ferida de morte, o olhar mais doce que alguma vez alguém pôde imaginar e sentiu a mesma dor que o trespassara no momento de sacrificá-la para que não sofresse. E lágrimas semelhantes às de então inundaram-lhe o rosto. Ali estava ela, movendo a crina num gesto de reconhecimento. - Que esperas, amigo Bernard? Aqui estou, aguardando a tua chegada, parecia dizer, com a mesma doçura nos olhos. Subiu para o convés, arrastando-se como um bêbado perdido em fantasias alcoólicas. Respirou o ar puro tentando recuperar as poucas forças que o abandonavam e viu, por entre a névoa, o rosto do velho judeu, inclinado sobre ele com ar preocupado». In Núria Masot, A Sombra do Templário, colecção Enigmas da História, Sicidea, 2007, ISBN 978-84-611-4998-8.

Cortesia de Sicidea/JDACT