domingo, 7 de setembro de 2014

Os Silêncios do Regime. Ensaios. António Barreto. «Curioso, é a inversão de valores. A delicadeza, a sensibilidade das matérias, as negociações em curso e o interesse nacional são factores que, justamente, reclamariam mais abertura! ‘Mas não’. A ortodoxia transformou-os em argumentos a favor do secretismo»

jdact

«(…) Aliás, sobre assuntos estratégicos portugueses, sabe-se mais no estrangeiro do que em Portugal. Os debates parlamentares sobre defesa nos países da NATO, as revistas especializadas e os estudos dos centros de investigação (públicos e privados) são mais férteis em informações portuguesas do que as instituições nacionais. É sabido que, num mundo de crescente negociação e multilateralismo consolidado, o domínio público é muitíssimo mais vasto do que há dez ou vinte anos. Menos em Portugal. Perto da defesa, a segurança é igualmente domínio de opacidade. Nos textos legais e na acção, a segurança é sempre bem mais segurança do Estado do que dos cidadãos. O que se passa nas esquadras, nas prisões, nos departamentos ministeriais e até nos tribunais é geralmente confidencial, pelo menos sensível. Nesses locais, onde as liberdades e os direitos dos indivíduos são postos em crise, nesses locais onde, por isso mesmo, toda a abertura deveria ser especialmente cuidada, pois é aí onde, também, a reserva é, a regra. Quando não a mentira, irmã, gémea do silêncio.
A maior parte das instituições não desvenda as contas, os relatórios ou os programas. Autarquias, hospitais, escolas, universidades, institutos e direcções-gerais mantém opaco véu sobre os seus dinheiros e actividades. Quando revelam algo, é quase sempre de modo incompleto e camuflado. Como aliás o fazem as empresas públicas, cujo verdadeiro estado de saúde é raramente conhecido, a não ser pelo único accionista, o Estado, ou antes, pelo ministério da tutela. Há empresas públicas tecnicamente falidas ou em crónica situação de ruptura (como certos bancos, por causa dos créditos mal parados e das pensões), mas o diagnóstico real, para já não dizer o pormenor, não é conhecido, muito menos divulgado por quem tem a responsabilidade de o fazer.
Sei que a maior parte dos cidadãos não se interessa, ou não tem formação para ler espessos relatórios contabilísticos. Mas o problema não é esse. A informação, em sociedade aberta, tem formas muito diversificadas. Entre, por um lado, as entidades burocráticas e empresariais e, por outro, a opinião pública, há uma multidão de políticos, jornalistas e especialistas a quem compete discutir e divulgar a informação sofisticada e hermética. Ora, a dificuldade reside justamente aí: se o público informado não tem acesso à informação, é o grande público que é mantido na ignorância. Os assuntos europeus são sistematicamente tratados com irremediável opacidade. Trata-se, para além da mitologia da política externa, de negociações permanentes. Quer isto dizer que impera uma regra de conduta: só se informa no fim e só se divulgam os bons resultados. Nem a importância das questões europeias tem demovido políticos e funcionários. Queixam-se os eleitos, os parceiros sociais, as empresas, os estudiosos e a imprensa. A propósito de uma questão europeia, qualquer político nos dirá, com meio sorriso de inteira auto-suficiência, que é matéria sensível, que só depois de terminadas as negociações, que é o interesse nacional que está em jogo... Curioso, no argumento, é a inversão de valores. A delicadeza, a sensibilidade das matérias, as negociações em curso e o interesse nacional são factores que, justamente, reclamariam mais abertura! Mas não. A ortodoxia transformou-os em argumentos a favor do secretismo». In António Barreto, Os Silêncios do Regime, Ensaios, Imprensa Universária, nº 96, Editorial Estampa, Lisboa, 1992, ISBN 972-33-0877-0.

Cortesia de Estampa/JDACT