sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cavaleiro de Oliveira. Aventureiro do Século XVIII. Artur Portela. «A estratégia de Pombal é um iluminismo de Estado, aristocrático. O seu conflito com alguns sectores da aristocracia e a sua afirmação de que o comércio era uma profissão nobre concilia-os…»

jdact

De Voltaire a Pombal
«(…) Já, a Restauração abrira a Portugal as portas da Europa. Di-lo José Sebastião Dias: Uma das consequências da restauração nacional de 1640 foi o reatamento das nossas relações culturais com o mundo exterior à Península. Os portugueses tiveram então uma bela oportunidade para descobrirem o novo pensamento universal, quer viajando por terras estranhas, quer ouvindo na pequena casa lusitana os peregrinos de outra origem. E isto não apenas porque nos libertámos do abraço sufocante, e aprisionante da Espanha, mas porque, politicamente, estrrategicamente, precisávamos de outros apoios, e a França, a França ambiciosamente europeia, continental e rayonnante de Richelieu, foi um deles, e esse apoio trazia uma aproximação cultural. Que será também ,oficial, pelo menos ate à Guerra da Sucessão. Portugal tinha sido, culturalmente, sob a ocupação espanhola, o inquisitorialismo, a escolástica, o insularismo. É contra a sobrevivência deste carácter, a sua transposição subtil para o Portugal restaurado, que se ergue o padre António Vieira. Ao qual se sucedem homens como os Ericeiras, com o seu cenáculo afrancesado do palácio da Anunciada, dos fins do século XVII e princípios do século XVIII, animado por Serrão Pimentel, Manuel Azevedo Fortes e, sobretudo, o padre Rafael Bluteau, crítico da escolástica, simultaneamente cartesiano e experimentalista, apologista dos modernos. Entram em Portugal homens como os padres João Baptista Carbone e Domingos Carpasso, o naturalista suíço Merveilleux, o inglês Luís Baden, que vem ministrar o seu curso de filosofia experimental, o anatomista Santucci, que, no entanto, será proibido de fazer dissecações em cadáveres humanos. Porque, se o século XVII português se acelerava, e se europeizava, e avistava já o século XVIII, o passado tinha o seu lastro, a sua força e os seus aliados.
É o combate entre os jesuítas e os oratorianos que, no seu centro de ensino do Convento das Necessidades, assumem Newton e Locke, combate que tem por pano de fundo outro combate maior, aquele que se trava entre o grupo conservador e o grupo cosmopolita. O médico judeu Jacob Castro Sarmento, que vivia em Londres, começa a traduzir, a, pedido de Lisboa, o Novum Organom, de Bacon. Surge, por ordem expressa do monarca João V, o grande monumento empirista, anti-inatista, anti-escolástico anti-feudal, de Verney, que defende a liberdade e igualdade originárias de todos os homens e aponta para a origem contratualista do poder político. Silva Dias afirma: A polémica do Verdadeiro Método é o colofon cultural do Barroco no nosso país, do mesmo modo que o duelo Pombal-jesuítas é o seu epílogo na ordem política. A expulsão dos filhos de Santo Inácio encerrou definitivamente o período doutrinário iniciado com a sua introdução no Colégio das Artes. Na verdade, o iluminismo não está à espera de Pombal para travar o seu combate contra o barroco e para se ir instalando. O ouro, o rendimento do tabaco, do açúcar, do pau-brasil, do comércio de escravos africanos, se não são investidos na criação de meios de produção, de um aparelho económico que nos permita resistir à dependência (apesar da criação de unidades fabris de papel, de vidro, da fundição de Santa Clara e Lisboa, da fábrica das sedas, etc….), pagam o fausto que a inteligência e a criatividade, em larga medida importadas, vão arquitectar, esculpir, pintar e musicar: será o aparato de Mafra, o estilo dito João V, as companhias de ópera italianas. O rei está já apoiado por estrangeirados: Bartolomeu Gusmão, Alexandre Gusmão, Luíz Cunha, o engenheiro Azevedo Fortes. Mas cuidado porque iluminismo, sim, ma non troppo. Tem o seu significado preciso o facto de o iluminismo ter sido, neste país, consideravelmente transportado, e proposto, por sectores da Igreja. E, sobretudo, ter sido assumido, instrumentalmente, operacionalmente, pelo poder político.
A estratégia de Pombal é um iluminismo de Estado, aristocrático. O seu conflito com alguns sectores da aristocracia e a sua afirmação de que o comércio era uma profissão nobre concilia-os ele com um ensino cuidadosamente ministrado segundo a função social de cada um e com o robustecimento da preparação da aristocracia ao serviço do aparelho de Estado. O facto de Pombal ter como aliados os homens do comércio colonial e os tabaqueiros e o facto de Pombal ter como adversários os Távoras e o Aveiro não significam nem uma opção nem o confronto entre o Estado e a aristocracia. O Estado pombalino é simultaneamente absolutista e aristocrático». In Artur Portela, Cavaleiro de Oliveira, Aventureiro do Século XVIII, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Temas Portugueses, Lisboa, 1982.

Cortesia da INCM/JDACT