segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nos Bastidores do Palco de Mestre Gil. Joaquim Namorado. «Dinato, escreve letra por letra o que eu te dito: a caridade interesseira e a fingida devoção que trocam os bens do céu pelos gozos deste mundo»

Cortesia de wikipedia

O Diabo sem Máscara
«Um diabo de Mestre Gil
tira a máscara de teatro
e fica como na vida.

Dinato, escreve
letra por letra
o que eu te dito:

a caridade interesseira
e a fingida devoção
que trocam os bens do céu
pelos gozos deste mundo.

Dinato, escreve
como eu te dito:

não servem de salvação
são motivo de castigo.

Dinato, escreve
letra por letra
o que eu te dito:

a justiça corrompida
e o direito violado
o inocente perseguido
e o criminoso exaltado.

Dinato, escreve
como eu te dito:

terão castigo.

Dinato, escreve
letra por letra
o que eu te dito:

o orgulho da humildade
que se aponta como exemplo
com a máscara da mentira
por detrás da indiferença.

Dinato, escreve
como eu te dito:

terá castigo.

Dinato, escreve
letra por letra
o que eu te dito:

os falsos puritanos
que pregam a abstinência
escondendo o que é natural
para o fazer licencioso.

Dinato, escreve
como eu te dito:

terão castigo

Dinato, escreve
letra por letra
o que eu te dito:

a ovelha ranhosa
que de lobo se disfarça
com as manhas da raposa.

Dinato, escreve
como eu te dito:

a inclemência do tirano
como o lobo carniceiro
que de inocente se mascara
terão castigo.

Assim é, Dinato,
como eu te dito».


In Joaquim Namorado, Nos Bastidores do Palco de Mestre Gil, Universidade de Coimbra, O Instituto, volumes 140/141, Auro Pretiosior, Revista Científica e Literária, Coimbra Editora Limitada, Coimbra, 1980/1981.

Cortesia da UCoimbra/JDACT