sábado, 14 de dezembro de 2013

Nelson Mandela. Uma Lição de Vida. Jack Lang. «Nós, os dirigentes do nosso povo, que havíamos de fazer? Íamos deixar-nos intimidar por essas demonstrações de força e ameaças, ou íamos enfrentá-las e, se sim, como? Não tínhamos dúvidas de que era nosso dever continuar a conduzir o combate»

jdact

Estou disposto a morrer
Declaração de Nelson Mandela no banco dos réus, em sua defesa, na abertura do julgamento de Rivonia

Ao Tribunal Supremo de Pretória, 20 de Abril de 1964.
«Eu sou o primeiro acusado.
Quero deixar claro, desde o início, que a insinuação feita pelo Estado de que a luta na África do Sul está sob a influência de estrangeiros ou de comunistas é totalmente incorrecta. Fiz o que fiz, quer como indivíduo quer como líder do meu povo, devido à minha experiência na África do Sul e à minha proveniência africana, de que me orgulho, e não por causa do que alguém de fora possa ter dito. Na minha juventude no Transkei, escutei os anciãos da minha tribo a contarem histórias dos velhos tempos. Entre as lendas que relatavam, encontravam-se as narrativas de guerras travadas pelos nossos antepassados em defesa da pátria. Os nomes de Dingane e Bambata, Hintsa e Makanna,Squngthi e Dalasile, Moshoeshoe e Sekhukhuni eram louvados como representantes do orgulho e da glória de toda a nação africana. Eu esperava então que a vida me proporcionasse a oportunidade de servir o meu povo e dar o meu humilde contributo para a sua luta de libertação. E isto que me tem motivado em todos os actos relacionados com as acusações feitas contra mim neste caso.
[…]

Já referi que eu era um dos que contribuíram para a constituição do Umkhonto. Eu e aqueles que comigo puseram de pé a organização fizemo-lo por duas razões. Primeiro, porque estávamos convencidos de que a política levada a cabo pelo governo conduzia directamente os africanos a uma violência inevitável, e que sem dirigentes responsáveis capazes de canalizar e conter os sentimentos do nosso povo se registariam actos terroristas susceptíveis de gerar entre as diversas raças um ressentimento e uma hostilidade de uma intensidade nunca até então igualada, nem mesmo em tempo de guerra. Segundo, porque tínhamos consciência de que o povo africano não tinha outra alternativa que não fosse a violência para lutar vitoriosamente contra o princípio estabelecido da hegemonia branca. A legislação bloqueava todos os meios legais de manifestação da nossa oposição a tal princípio, e nós encontrávamo-nos numa posição que nos levava ou a aceitar um estado permanente de inferioridade, ou a fazer frente ao governo. Optámos por desafiar a lei, mas sem recorrer à violência; só perante uma nova legislação contra os nossos métodos e, mais tarde, uma demonstração de força da parte do governo para esmagar toda e qualquer oposição à sua política, decidimos responder à violência pela violência.
Mas a violência que tínhamos decidido adoptar nada tinha a ver com terrorismo. Todos nós, fundadores do Umkhonto, éramos membros do congresso Nacional Africano que, para resolver os conflitos políticos, se apoiava nos princípios da não-violência e da negociação. Acreditamos que a África do Sul pertence a todos quantos vivem no seu seio, e não apenas a uma colectividade, seja ela negra ou branca. Não desejávamos uma guerra inter-racial, e tudo fizemos para evitá-la.
[...]

Tenho agora de recuar a Junho de 1961. Nós, os dirigentes do nosso povo, que havíamos de fazer? Íamos deixar-nos intimidar por essas demonstrações de força e ameaças, ou íamos enfrentá-las e, se sim, como? Não tínhamos dúvidas de que era nosso dever continuar a conduzir o combate. Qualquer outra decisão nos parecia uma lamentável capitulação. O nosso problema não estava em saber se devíamos bater-nos, mas sim como continuar a fazê-lo.
[…]

Nós, os do ANC, sempre defendemos uma democracia não racial, e rejeitámos qualquer acção que pudesse afastar as raças mais ainda do que já estavam. Mas a verdade nua e crua era que cinquenta anos de não-violência não tinham trazido ao povo africano nada, a não ser mais legislação repressiva e cada vez menos direitos. Pode não ser fácil de compreender para este tribunal, mas é um facto que há muito tempo que o povo andava a falar de violência, do dia em que lutariam com o homem branco e recuperariam o seu país; e nós, os líderes do ANC, convencêramo-los, no entanto, a evitar a violência e a usar métodos pacíficos. Embora alguns de nós tivessem discutido isto em Maio e Junho de 1961, não se podia negar que a nossa política para atingir um Estado não racial através da não-violência nada tinha conseguido, e que os nossos seguidores começavam a perder a confiança nesta política e desenvolviam ideias de terrorismo perturbadoras…»  In Jack Lang, Leçon de vie pour l’avenir, Perrin 2004, Nelson Mandela, Uma Lição de Vida, Editorial Bizâncio, Lisboa, 2005, ISBN 978-972-53-0275-0.

Cortesia de Bizâncio/JDACT