quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Tempo e os Homens. Colecção Universitária. António Borges Coelho. «O manipulador do tempo, no sentido de que trabalha, opera, torce e distorce esse mesmo tempo e no sentido de que com ele intervém, mesmo quando não quer intervir, condicionando de algum modo a concepção do presente e do futuro»

jdact

Manipulador do tempo. Tempo e Memória
História. Histórias
«(…) Mas a História-conhecimento o que é? As definições são tantas como os seus manipuladores. Um núcleo comum será o de memória organizada do passado humano. É um olhar atento, sobre o que fluiu e flui, sobre o que na mudança permanece. E o estudo das ideias, das instituições, dos grupos sociais, da actividade dos homens singulares mas numa perspectiva do movimento e do todo. Com o avanço da Sociologia, os historiadores das instituições, para lá, da paragem que a descrição envolve, tendem muitas vezes a quedar-se numa posição estática quando a atitude da História é essencialmente dinâmica. Mas para lá desta atitude de ver o que se move, de reconstituir e organizar os sinais dos sinais que permanecem e de desenhar uma trajectória, deparamos não com uma ciência da História mas com diferentes ciências da História. Pré-História, Teoria da História, Historiografia, História das Instituições, História Universal, História Social, História Comparada, História da Arte, História Regional, História Económica, História das Ideias e das Mentalidades, História da Filosofia, História do Quotidiano, História dos Jogos, História da Ciência, História da Técnica, História da Matemática, Demografia Histórica, etc., etc. Por outro lado, estas ciências da História mergulham no território de todas as outras ciências, em particular no território da Geografia, da Sociologia, da Antropologia, da Lógica, da Epistemologia, da Matemática. Ora, cada uma das ciências da História requer metodologias específicas.
Mas, no final das contas, a História Sociopolítica, iluminada pela História Económica e pela História das Ideias e das Mentalidades, emerge porventura como a disciplina charneira de maior ambição globalizante, como a disciplina a que melhor caberia a designação de História sem determinativo. O manipulador do tempo, no sentido de que trabalha, opera, torce e distorce esse mesmo tempo e no sentido de que com ele intervém, mesmo quando não quer intervir, condicionando de algum modo a concepção do presente e do futuro, é ainda, apesar do progresso tecnológico e do crescente e absorvente trabalho de equipa, particularmente no que se refere à recolha e conservação da matéria-prima, um homem de ofício, um homem de oficina, um verdadeiro artesão. E se há épocas em que a oficina fica submersa na tralha dos factos, outras há em que não tem condimentos nem conduto para deitar na panela. Obviamente, o historiador vive ou viveu no seu tempo. Traz na mente e no corpo as suas marcas. Reage a par e passo aos seus estímulos. E, no entanto, quanto mais se enredar nos seus dramas e combates, quanto mais se submergir nos acontecimentos contraditórios, mais fértil a experiência, mais fina a sensibilidade para compreender a linguagem, o esconde-esconde das acções dos homens ou não fosse o esqueleto do homem, como escreveu Marx, a chave da anatomia do macaco.
Mas este homem submerso não pode ficar à tona do presente, tem que mergulhar nas águas profundas, viver anos da sua vida no tempo que pretende desenterrar. O trabalho do historiador é um trabalho de mineiro, horas e horas sepultado sem ver a luz. Na sua oficina, parte de um plano ou ideia. Essa ideia é subvertida e substituída por novas ideias à medida que avançam os protocolos e protocolos de informações como vagonetas carregadas de minério. Destas informações, laboriosamente organizadas e medidas pela Cronologia, os conceitos, os métodos quantitativos, vai retirar os grãos, as pepitas das pedras do minério. Mas o historiador não pode contentar-se com cingir no colo da História o colar dos factos. Tem de graduar com eles a compreensão global, sempre aberta a novas determinações, dos processos históricos. Não pode tão-pouco ficar com os pés presos nas poldras dos factos sem o salto no desconhecido para alcançar a outra margem. Também não pode partir de uma premissa maior, isto é, dos lugares-comuns ou menos comuns, respigar depois nas fontes casos particulares numa premissa menor e concluir o que já estava concluído na premissa maior. Por outro lado, o aparelho conceptual não pode figurar como adorno, visível ou invisível; tem de suportar o peso das estruturas». In António Borges Coelho, O Tempo e os Homens, Questionar a História III, Editorial Caminho, Colecção Universitária, Lisboa, 1996, ISBN 972-21-1076-4.

Cortesia Caminho/JDACT