sábado, 24 de novembro de 2018

Clérigos, Mercadores, Judeus e Fidalgos. António Borges Coelho. «Em muitas falas, os portugueses do século XV aparecem irmanados num só corpo, dirigidos por homens sábios que manipulam desinteressadamente astrolábios e globos terrestres…»

jdact

Modelos da expansão portuguesa quatrocentista
Sentidos da História
«(…) No passado os que mais exaltaram o livre arbítrio apresentavam os homens como instrumentos ou joguetes da Providência. Esta, para abater os soberbos e os pecadores, confundia os náufragos, castigava os terráqueos com a carga dos quatro cavaleiros do Apocalipse:

a fome, a peste, a morte e a guerra.

Hoje a negação, o apoucar da frágil e bruxuleante vontade aponta os homens como bonifrates manipulados pelas condições objectivas. Falam, mas a voz é alheia. O açúcar determinou o povoamento humano do Atlântico. O clima e as fomes explicam (e explicam mesmo) os movimentos sociais. As condições objectivas actuam por mediação da consciência, mesmo a subliminar, consciência que cada vez mais, com as armas da técnica e da ciência, transforma as próprias condições objectivas. O doloroso é que toda a explicação, mesmo aquela que explica negando, ou ainda aquela que brame contra a perda de tempo que seria explicar e compreender, se repercute nos dias de hoje, na nossa concepção do mundo, no nosso agir quotidiano.

Causas e contradições
Em muitas falas, os portugueses do século XV aparecem irmanados num só corpo, dirigidos por homens sábios que manipulam desinteressadamente astrolábios e globos terrestres e escolhem com grande acerto os melhores caminhos para a Índia e o Brasil. Agiam, de algum modo, descontado o progresso técnico, como os sábios modernos dos centros espaciais, que desinteressada e cientificamente, construiriam as naves que lançam sobre os planetas e as outras galáxias. A realidade parece-nos bem diferente, embora englobe num e noutro caso uma parcela grande e fecunda de verdade. A vida dos homens traz a marca do seu interesse multiforme. Quando na época joanina os navegadores avançaram para a África Austral, escreveu Duarte Pacheco Pereira:

ca posto que na costa, por seu mandado sabida, não houvesse nenhuma utilidade, como de feito não há, nem por isto o devemos culpar, porque a culpa é desta terra ser quase deserta, e nela não há cousa sobre que se homem podesse alegrar; e tanto mor louvor lhe devemos dar, quanto menos proveito em tamanha região por ele descoberta se soube; porque se muita riqueza destas províncias ele adquirira, não faleceram murmuradores e maldizentes que disseram que por seu próprio interesse seguira a tenção de seu descobrimento; e pois temos sabido que disto se não tirou outro bem salvo muita despesa e ficar um largo caminho aberto para se descobrir a Índia, por tanto somos desenganados que o que este sereníssimo príncipe fez foi por sua glória e magnificência e por saber terra nova incógnita a todalas outras gerações e não por outro respeito.

Navegar costa sem utilidade equivale a culpa mas a culpa não é do rei mas da costa pouco povoada, a culpa é dos descobertos não dos descobridores (europocentrismo nítido). Mas afinal, no plano dos valores, quanto menor o proveito de navegar, maior o louvor, porque se muita riqueza houvesse muitos seriam os murmuradores a falarem no interesse do rei. As razões que moviam o rei João II eram, nas palavras de Duarte Pacheco, a ânsia (desejo, interesse) de glória e a magnificência (glória e magnificência que só a costa útil pode dar) e o desejo de saber terra nova incógnita. Mas este desejo não estava só nem era porventura a mola mais profunda porque afinal a despesa das viagens é compensada pela abertura da porta da Índia (e, portanto, das suas riquezas).
A nossa historiografia demonstra que a procura dos porquês, como é óbvio, fecunda. No campo específico da expansão portuguesa, as polémicas da primeira metade deste século, que tiveram como protagonistas, principais António Sérgio, Duarte Leite, Jaime Cortesão, David Lopes, Veiga Simão, Joaquim Bensaúde e, na geração seguinte, Vitorino Magalhães Godinho, abriram largos caminhos. Do longo debate travado, que para alguns sofreu e sofre do pecado da ideologia como se a ideologia não fosse pão quotidiano de cada um, e não menos mastigado por aqueles que julgam ou fingem estar de fora, resultou ser hoje relativamente pacífico referenciar como causas objectivas dos Descobrimentos Portugueses quatrocentistas a posição marítima de Portugal, admiravelmente formulada por António Sérgio; a revolução nos transportes marítimos; a pressão dos mercados inter-regionais europeus sobre as matérias-primas, os metais preciosos e a mão-de-obra; a acumulação mínima de capitais.
Nas causas subjectivas, há que assinalar a experiência crescente dos nossos marítimos no mar de Espanha, na costa atlântica, no mar Mediterrâneo e nas viagens pelo largo para a Madeira, os Açores e no regresso da costa africana; o desejo de saber, a honra, a fé, o mito». In António Borges Coelho, Clérigos, Mercadores, Judeus e Fidalgos, Questionar a História, Colecção Universitária, Editorial Caminho, 1994, ISBN 972-21-0957-X.
                                                                                                                         
Cortesia da Caminho/JDACT