“Batalha de Lepanto, 7 de Outubro de 1571”. c. 1573. Óleo sobre tela,
Anónimo (Monogramista “H”).
National Maritime Museum, Greenwich, Londres.
National Maritime Museum, Greenwich, Londres.
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Fundação
Calouste Gulbenkian. Sala de Exposições
Temporárias da Sede. Até ao pf dia 27 de Janeiro de 2013.
«O mar foi cenário de jogos
de poder determinados por ambições económicas e políticas que obrigaram à formação
de grandes esquadras confrontando-se para o seu domínio. Multiplica-se a
representação de conjuntos poderosos de navios pertencentes às potências
marítimas europeias, tanto em circulações comerciais como em batalhas. Tal
figuração desenvolve-se sobretudo a partir da época das grandes navegações
oceânicas, quando o conhecimento científico substitui as visões medievais
geradas pela imaginação.
De princípio, concedia-se à
representação de navios a função de cenário para temáticas religiosas. Mas as
Províncias Unidas protestantes desenvolverão uma pintura ostentatória, laica,
que pretendia ilustrar e divulgar os seus sucessos no mar contra o domínio dos
Habsburgos da Espanha católica. Em meados do século XVII, os motivos
preferenciais da afirmação de poder pela Holanda são os confrontos com a
Inglaterra, a nova potência naval europeia». In Teresa Pizarro, Molduras, As Artes na Antena 2, FCG.
Cortesia de Molduras/JDACT