segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Primeiro Programa de Computador. Ada Lovelace. «… traduziu em 1842 um artigo do italiano Luigi Menabrea sobre o funcionamento da “máquina analítica”, mas acrescentou notas à tradução. A última secção das anotações descreve o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli»


(1815-1852)
Londres
jdact e cortesia de wikipedia

«Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois foi quem escreveu o que hoje se considera o primeiro algoritmo para ser interpretado por uma máquina. Foi uma mulher fora do seu tempo; aprendeu matemática em tenra idade por intermédio de sua mãe, posteriormente teve aulas privadas com eminentes matemáticos da época e foi sócia da Blue Stockings Society.
A Condessa de Lovelace era matemática e trabalhou com Charles Babbage na máquina analítica, também chamada computador mecânico. Única filha legítima do poeta Lord Byron, (embora o convívio entre pai e filha fosse quase nulo), Ada traduziu em 1842 um artigo do italiano Luigi Menabrea sobre o funcionamento da máquina analítica, mas acrescentou notas à tradução que eram mais longas do que o texto em si. A última secção das anotações da condessa descreve o que é considerado o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli.
O algoritmo teria funcionado se a máquina de Babbage tivesse realmente sido construída, mas o projecto só foi realmente concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres.
Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer outras operações além de simplesmente fazer contas com números.
Em 1983, o Departamento de Defesa do EUA, em honra a Ada Lovelace, escolheu para a sua novel linguagem de programação o nome de Ada.
Augusta Ada King, Condessa de Lovelace, faria hoje 197 anos». In Wikipédia, Google.

Cortesia de Wikipédia/JDACT