sábado, 25 de maio de 2013

Os Venturosos. Leituras. Alexandre Honrado. «… e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto; trazem quase todos o beiço de baixo furado e metido nele bocados de osso branco com o comprimento de uma mão travessa e de grossura de um fuso de algodão, e aquilo na ponta, como furador»

jdact

«(…) - Le bouc, le grand bouquin! Bon Dieu! - E tu, o que tens feito? - Moi? Je, je crois que je me fonce dans un bourbier, avec le roi... Bon Dieu! - Estás atolado? - Oui! Bon Dieu! - Então já somos dois, que me sinto em atoleiro até ao topo do espinhaço. - Malédicton! Bon Dieu! - A quem o dizes, ó Nicolau!

El-Rei chamou o cardeal e o cardeal correu a servi-lo, não tanto por temor ao monarca mais porque estando em suas boas graças talvez tivesse a sorte de algumas mercês e a mais desejada de todas era que o monarca estabelecesse o Santo Ofício (maldito) pelo reino, como estava tão bem estabelecido no reino daqueles que, até há pouco, tinham sido seus sogros. O cardeal entrou e topou com Gaspar e mais o fradinho imbecil, e El-Rei pediu a Gaspar que fizesse um resumo do que já lhe contara a ele. Não que o rei achasse grande importância, mas o cardeal era o que mais próximo tinha à mão como Igreja e, aprovando o cardeal todos os sucessos, a coisa podia andar por diante. O cardeal ouviu e pasmou, benzendo-se amiúde, e muitas vezes quando ouviu falar dos indígenas e das suas impúdicas maneiras. Dizia Gaspar, para sublinhamento: - A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos, e bons narizes, bem-feitos; nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma coisa cobrir, nem mostrar suas vergonhas; e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto; trazem quase todos o beiço de baixo furado e metido nele bocados de osso branco com o comprimento de uma mão travessa e de grossura de um fuso de algodão, e aquilo na ponta, como furador.
Metem-nos pela parte de dentro do beiço, e o que lhe fica entre o beiço e os dentes é feito como roque de xadrez; e em tal maneira o trazem ali encaixado que lhes não dá paixão, nem lhes torva a fala, nem comer, nem beber. Os cabelos seus são corredios e andam tosquiados de tosquia alta, mais que de sobrepente, de boa grandura e rapados até por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, para detrás, uma maneira de cabeleira de penas de ave amarelas, que seria de compridão de um conto, mui basta e muito cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas a qual andava pegada nos cabelos, pena a pena, com uma confeição branda como cera, e não o era; de maneira que andava a cabeleira mui redonda e mui basta e mui igual, que não fazia míngua mais lavagem para levantar...
Andavam ali muitos deles ou quase a maior parte, que todos traziam aqueles bicos de osso no beiço, e alguns que andavam sem eles traziam os beiços furados, e nos buracos... uns espelhos de pau que pareciam espelhos de borrachas; e alguns deles traziam três daqueles bicos, a saber: um na metade e os dois nos cabos. E anlavam ali outros quartejados de cores, a saber: deles metade da sua própria cor e metade de tintura negra, maneira azulada, e outros quartejados de escaques. Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos mui pretos, compridos pelas espáduas.
De nervoso, o cardeal começou a recitar o cântico para a deslocação da Arca para o monte Sião: - Domini est terra, et plenitudo eius: orbis terrarum, et universi qui habitant in eco. O outro continuava a narrativa, os muitos pesares da deslocação, as maiores graças do descobrimento. De como os monstros habitavam os mares e as doenças saltavam deles para bordo, minando uns, desacreditando outros, pondo fim à prova a fé de todos… E o cardeal, benzendo-se, a insistir: - Quia ipse super maria fundavit eum: et super flumina praeparavit eum.  Tudo para glória de El-Rei, sublinhava o narrador. E o cardeal, entre dentes: - Qui est iste Rex gloriae? Dominus fortis et potens: Dominus potens in praelio. El-Rei, exasperado, deu por finda a função. Mais do que as varizes, a mortíssima língua latina dava-lhe volta à paciência. O cardeal aprovara o descobrimento, mais a necessidade de espalhar a fé por terras infiéis, portanto, que lhe livrasse a câmara e o poupasse ao latinório. Irra!
In Alexandre Honrado, Os Venturosos, Círculo de Leitores, Braga, 2000, ISBN 972-42-2392-2.

Cortesia de C. de Leitores/JDACT