terça-feira, 10 de junho de 2014

A Marginalia. Fernando Pessoa. Maria do Céu Estibeira. «São cerca de vinte e cinco os compêndios que se encontram disponíveis na sua biblioteca e que respeitam a várias áreas: Matemática, Latim, Inglês, Francês, Grego, História e até Estenografia. A maior parte desses livros reporta-se ao ano de 1904…»

Cortesia de wikipedia

Fernando Pessoa. As Primeiras Leituras
«O percurso de Fernando Pessoa como anotador inicia-se logo na infância, durante a sua permanência em Durban e também nos seus tempos de escola. Da biblioteca do poeta consta um conjunto de obras, as quais terão sido adquiridas enquanto viveu naquela cidade, como o comprova a datação aposta em alguns desses livros, bem como a inclusão da sua identificação através da assinatura tipicamente utilizada por si, correspondente a esta fase, F.A.N. Pessôa. Estes exemplares, para além de incluírem os seus compêndios escolares e outros livros de apoio, compreendem também obras que lhe foram oferecidas ou ganhas em prémios escolares, para além das referenciadas nos seus caderninhos de leituras e diários. É natural que existam outras obras correspondentes a este período de infância / adolescência. Se centrarmos, em primeiro lugar, a nossa atenção nos seus livros de escola, verificamos que estes apresentam uma série de anotações, sublinhados, traços e outras marcas que nos mostram Pessoa, ainda muito jovem, como aluno que, tipicamente, escreve nos seus manuais, resolve exercícios, sublinha e salienta as matérias ou definições de conceitos considerados como mais relevantes, mas que também os usa para fazer rabiscos, desenhos, ou treinar assinaturas suas e de alguns heterónimos seus.
São cerca de vinte e cinco os compêndios que se encontram disponíveis na sua biblioteca e que respeitam a várias áreas: Matemática, Latim, Inglês, Francês, Grego, História e até Estenografia. A maior parte desses livros reporta-se ao ano de 1904 quando Fernando Pessoa frequentava a Form VI da Durban High School, finda a qual realizaria o Intermediate Examination, embora também existam exemplares relativos a 1898, 1899 (Form IIA) e ao ano em que este frequentou a Form III. No geral, as anotações que aí encontramos permitem-nos observar que se centram, essencialmente, na identificação de partes importantes das matérias, desde capítulos que são destacados e assinalados nos índices, a definições que são sublinhadas e postas em evidência. Para além disso, encontramos ainda algumas marcas que identificam exercícios práticos que deviam ser realizados e até a sua resolução no próprio livro.
Estas parecem-nos ser anotações típicas de um aluno que utiliza os seus manuais escolares como fonte de estudo e de aplicação e utilização nas aulas. Sendo de uso recorrente, estes livros revelam algum desgaste devido ao seu manuseamento e foram anotados quer a caneta, quer a lápis (inclusive com lápis de cor), o que aponta para as utilizações continuadas a que estiveram sujeitos. Quase todos estes livros encontram-se identificados com a assinatura de Fernando Pessoa, a qual, para além de assumir formas diferentes, é insistentemente escrita quer nas páginas iniciais em branco, quer nas páginas finais, quer ainda nas lombadas e até em páginas centrais. Também verificamos que é frequente a referência à escola frequentada, Durban High School, à data e ao ano de escolaridade, Form II-A; Form III; Form VI; Intermediate, tornando-se, também, possível verificar as especificidades da caligrafia do poeta nesta fase da sua vida (quer quanto à sua assinatura, quer em termos de escrita de um texto) a qual se foi alterando significativamente ao longo dos anos, mas que, na época, ainda era bastante cuidada e legível.
Para além das marcações regulares de uso escolar, alguns destes livros contêm, no entanto, anotações curiosas e de extremo interesse, que revelam a sagacidade e espírito crítico do jovem Fernando Pessoa, bem como a sua grande capacidade de leitura e especial interesse pelos clássicos da literatura inglesa.

A Escolarização de Fernando Pessoa, no liceu de Durban e na Durban High School: 1896 – 1903
Fernando Pessoa inicia a sua escolarização em 1896 numa escola que funcionava junto de um convento de freiras irlandesas (Convento da Sagrada Família) e onde estudou até 1899 (data da sua entrada na Durban High School). Data desta época o exemplar mais antigo relativo a este período escolar, catalogado como (8-521) Principia latina: part I: a first latin course comprehending grammar, delectus, and exercise book with vocabularies: for the use of the lower forms in public and private schools de William Smith, o qual se encontra assinado várias vezes, utilizando formas diferentes de escrita, identificado com as referências a Durban, Natal e Africa e datado de V-II-MDCCCXCVIII, que deverá ter sido adquirido um ano antes de o poeta ingressar na Durban High School. É um compêndio de Latim que contém algumas marcas feitas a duas cores, lápis de carvão preto e lápis de cor azul, que assinalam assuntos relativos ao estudo da língua latina: declinações, conjugação verbal, adjectivos, nomes, acentuação, incluindo, também, indicações relativas a exercícios que deveriam ser traduzidos. Contudo, o que torna este livro particular é o facto de conter algumas indicações nas folhas de guarda inicial e final que funcionam como aviso para terceiros. Uma dessas indicações é bastante divertida e encontra-se escrita em forma de duas quadras, estando a última rasurada: Don’t steal this book / For fear of shame/ For in it is / The owner’s name. / And if I catch / Him by te tail / He’ll run off / To Durban jail gaol.
As outras encontram-se na folha de guarda final do livro, estão escritas em inglês e francês e referem-se também a esta questão: If by chance, this book should come to you as if running away; give him the stick and then send it to F. Pessoa, West St. 157; Si ce livre viendrait à vous donnez-le un peu de baton et envoyez-le à F. Pessoa, West St. 157 e ainda Steal not this book for fear of shame. Para além destes apelos, encontramos também considerações sobre a equivalência entre as palavras jail e gaol e ainda a inclusão de uma folhinha de papel manuscrita e colada no início do livro que faz o registo do horário escolar semanal de Fernando Pessoa. Nele, encontramos o currículo escolar a frequentar nesse ano lectivo e que comportava disciplinas como English, Poetry, Science, French, Latin, Arithmetic, Algebra, Geometry, History». In Maria do Céu Lucas Estibeira, A Marginalia de Fernando Pessoa, Tese de doutouramento, Repositório da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009.

Cortesia ULisboa/JDACT