domingo, 3 de janeiro de 2016

A Traição de D Manuel I. Jorge S. Correia. «Uma dama em cada corte que visitava dava-lhe jeito, só lhe ficava mal fazer alarde da virilidade. Por seu lado, dona Joana, católica reverente, embora tivesse exemplos de infidelidade conjugal na família, o do seu próprio pai, que teve vários filhos fora do casamento»

jdact

Com uns pais assim, dona Leonor de Áustria saiu muito boa
«(…) Ai a natalidade! Nesse tempo o uso de contraceptivos nem projecto seria, era o salve-se quem puder, sobretudo para os mais contidos, capazes de fazer contas e aceitar períodos de abstinência. Além disso, morriam muitas crianças, tanto que o melhor método para fazer face à mortalidade era ter muitos filhos. Em Portugal, João III e dona Catarina são disto um bom exemplo, tiveram nove filhos e nenhum lhes sucedeu. Nem filhos nem filhas excederam o tempo de vida dos pais. Quem sabe se João III e dona Catarina gerassem o décimo filho, ele não seria mais longevo? Falemos então de certas formas de amor. Julgamos saber que Filipe, O Belo, e Joana, A Louca, quando se viram pela primeira vez, ficaram caidinhos um pelo outro, especialmente a princesa espanhola que nunca mais permitiu nos seus sonhos outra imagem masculina que não a do seu jovem marido.
A conversa parece resvalar da personagem que queremos dar a conhecer para outros sentidos, mas nem pensar, temos um fim em vista, tanto assim que nos arriscamos dizer que dona Leonor de Áustria foi a única filha do casal concebida em redor de um amor verdadeiro. A razão é razoável. Filipe, às voltas com as imensas regiões que governava, foi-se deitando em várias camas, o que não seria de estranhar, um homem tem de dormir em qualquer lugar, e se o fizer deitado, tanto melhor. Só que Filipe tinha nas suas deambulações quem lhe aquecesse o leito e o corpo, não se dando sequer ao trabalho de esconder as infidelidades. Uma dama em cada corte que visitava dava-lhe jeito, só lhe ficava mal fazer alarde da virilidade. Por seu lado, dona Joana, católica reverente, embora tivesse exemplos de infidelidade conjugal na família, o do seu próprio pai, Fernando de Aragão, que teve vários filhos fora do casamento, entendia para si que um grande amor deve ser retribuído, a dobrar se possível. Visto isso, e fazendo fé nos testemunhos da época, os ciúmes instalados no viver de Joana, mais no sistema nervoso do que no coração, determinaram que, por cada saída que Filipe fazia para administrar o arquiducado, ela haveria de atrair o marido ao leito conjugal para conceber um filho. É exagero? Nem por isso. Vejamos. Nos doze anos que estiveram casados, geraram seis filhos, quase um recorde, não fosse mais tarde a rainha portuguesa dona Maria II ultrapassá-lo.
Como dissemos, dona Leonor será a única da prole concebida sob comunhão de afectos. É que o desinteresse de Filipe por Joana deu-se depois de a princesa nascer, mas os outros, esses, sendo filhos do casal, são fruto de um amor obsessivo, transformado em despeito pela falta de exclusividade. Em 1504, deu-se um episódio revelador dos ciúmes doentios de dona Joana, rainha que ficará afectada no seu juízo, daí Louca de cognome. O casal viera a Espanha, em 1501, para uma visita de cortesia aos Reis Católicos, Fernando e Isabel, pais da dama, mas Filipe depressa partiu. Tinha mais que fazer no seu ducado, as obrigações reclamavam-no, os amores proibidos atraíam-no, e lá vai ele para a Flandres, não sem antes deixar a barriga da princesa carregada com o terceiro filho, o infante Fernando. A ausência do marido e a obsessão amorosa perturbou dona Joana. Assim, logo que pôde, regressou à Flandres atrás da paixão de que não abdicava. O pai queria que ela ficasse, considerava fundamental que ela entendesse os meandros da governação, mas qual o quê, as saudades do marido eram muitas, os ciúmes maiores, e lá se pôs a caminho, deixando uma criança de tenra idade ao cuidado do avô aragonês e das amas-de-leite. Ao chegar junto de Filipe, desejando encontrar o afecto que achava merecer, apercebeu-se uma vez mais de que esse sentimento fora substituído pela indiferença. Claro está que a falta de carinho a transtornou. A loucura de dona Joana não é um termo retórico, a insanidade tomou conta dela, tanto que o destrambelho a fez procurar de entre os seus servidores quem lhe explicasse por palavras as razões por que o marido a traía». In Jorge Sousa Correia, A Traição de D Manuel I, Clube do Autor, Lisboa, 2015, ISBN 978-989-724-262-5.

Cortesia de CAutor/JDACT