terça-feira, 19 de julho de 2016

Nossa Senhora da Assunção. 1758. Memória Paroquial da freguesia de Castro Verde, comarca de Portalegre. I «Os Beneficios desta Igreja Cathedral todos são da aprezentação de Sua Magestade Fidelissima, porem os curatos e Capellanias que são amoviveis ad nutum Episcopi são providos pello Excellentissimo Prellado»

jdact

Portalegre. Sé. Nossa Senhora da Assunção. 1758. Memória Paroquial da freguesia de Castro Verde, comarca de Portalegre [ANTT, Memórias Paroquiais, Vol. 29, nº 223, pp. 1513 a 1539]

«Cidade de Portalegre fica na Provincia de Alentejo da distancia em que está da Corte, sua antiguidade, nome, situação, e tempo em que foy eregida a Cidade, seu modo de governo, e terras que comprehendem o Bispado, e Correyção tractao Dom Luis Cayetano de Lima, na geografia histórica tomo segundo, dede pagina duzentas, e setenta e tres; Dom Frey Amador Arraez nos seus diálogos, dialogo quarto, capitullo oytavo aonde trata da Serra desta cidade; Iorge cardozo no Agiologio Luzitano tomo primeyro no comentário a treze de Fevereyro sub litera = D = aonde tracta da cathedral. Rodrigo Mendes Sylva em La poblacion general de Hespanha, discripsion del Reyno de Portugal no capitullo onze no qual allega muytos autores que tractão a mesma materia o Padre Bultiau no seu Vocabulario Litera = P = Garibay Livro trinta e quatro capitullo seis e Capitullo vinte e sinco, e Livro trinta e sinco capitullo trinta e nove. Frey Francisco Brandão, na quinta parte da Monarquia Luzitana Livro dezassete, capitullo sincoenta e quatro, em cujos autores se ve quazi tudo o que neste papel se pergunta; só devemos advertir que Dom Luis Cayetano de Lima na Rellação das terras que comprehendem este Bispado omitio por equivocação a villa de Ares que a elle pertence, e que Iorge Cardozo se equivocou que as Prebendas da Se da Cidade de Portalegre eraõ sette, como tabem que a capella mayor da Cathedral fora obra do Bispo Dom Frey Amador Arraéz, porque este Prellado só fes o Retábolo de talha dourada da mesma capella, porque o mais já se achava feyto com dinheyro da Fabrica, e empréstimo que lhe fizera o seu primeyro Bispo Dom Iullião de Alva. Os Ministros que tem a Sé cathedral de Portalegre ao prezente são sinco Dignidades das quais a primeyra he o Deão, sinco conegos, dos quais hum Doutoral, outro Magistral, e outro [...] Penitenciario os primeyros dous saõ da creação da Sé e devem ser graduados na Vniverssidade de Coimbra, o terceyro na forma do Consilio foy creado na Constituição synodal do anno mil e seis centos e trinta e dous. Tem mais seis meyos Conegos, dous curas, hum sobchantre, doze Capellans, dous Mestres da Capella, hum Capellão que se chama agonizante, e os mais officiaes precizos, para o bom serviço da Igreja.
Os Beneficios desta Igreja Cathedral todos são da aprezentação de Sua Magestade Fidelissima, porem os curatos e Capellanias que são amoviveis ad nutum Episcopi são providos pello Excellentissimo Prellado; este tambem com o Conego Magistral, e Doutoral fazem provimento do Capellão agonizante que foy instituhido pello Excelentissimo Prellado Dom Álvaro, e se chama agonizante por ter obrigação de agonizar os moribundos. As Irmandades que tem esta Igreja Cathedral são as seguintes: na Capella de São Pedro que fica ao Lado do Altar mór da parte do Evangelho, está sita a Irmandade dos clérigos, e a das Almas do fogo do Purgatorio; na Capella do [sic] senhora da Luz que he a primeyra na Nave da parte do Evangelho está a Irmandade da mesma senhora, na segunda que he dedicada á Senhora do Carmo a Irmandade da ordem terceyra da mesma Senhora na Terceyra que he de são Chrispim, e chrispianno está a Irmandade dos mesmos sanctos na Quarta que he de Sancta Catherina de Senna está a Irmandade de santhiago; ao Lado da Epistola do Altar mór está o Altar do Santissimo Sacramento, e nelle a Irmandade do Senhor, e na primeyra Capella da Náve deste lado, está a Irmandade das chagas de Christo ás quais he dedicado o Altar. Na terceyra [...] Capella desta Náve está a Irmandade do Santissimo nome de Iezus, a quem o Altar he dedicado. A Renda da Mitra deste Bispado ao prezente são nove mil cruzados, duzentos e vinte e sinco mil reiz e a terça parte que nela tem a sancta Igreja Patriarchal Rende ao prezente sinco mil cruzados, e cem mil reis. As Rendas da Mêza capitullar se devidem em vinte e huma Prebendas, das quais caberão a cada huma cento e oytenta mil reis de Renda pouco mais, ou menos. Deão tem duas Prebendas de Renda, as quatro Dignidades Prebenda e quarto, os conegos cada hum huma Prebenda, excepto hum que paga o terço á Mêza do sancto officio de Evora.
Os meyos conegos, e curas cada hum meya Prebenda; os capellanz, sobchantre, e thezoureyro, e órganista, cada hum tem hum terço de Prebenda. Tem esta freguezia da Sancta Sé fogos = seis centos e sessenta e tres = almas = duas mil setecentas e huma = pessoas de communhão = duas mil duzentas e tres = Devemos tambem advertir que o Rellicario de Christal com o sancto Lenho, do qual fazia menção Iorge Cardozo, o não tem já esta Cathedral, mas no Altar das Chagas se colocou há pouco tempo outro, como tambem que o Historiador aliaz como também que a este Historiador esquecerão em primeyro Lugar hum osso de Sancto Innocencio, por Rezão de cuja Relíquia se Reza delle no dia vinte e dous de Setembro de comunivnius Martyris; e em segundo Lugar numerar entre os ornamentos preciozos desta Cathedral hum de velludo encarnado alcaxofrado e bordado de ouro que foy do Reyno de Inglaterra sendo catholico, e por Bulla Pontificia, que se acha no Archivo do Cabbido, foy aplicado a esta Sé, com obrigação [...] de o Restituhir á Igrejade onde era tornado a ser catholico o Reyno de Inglaterra. Tambem devemos advertir que parece se equivocão os autores no tempo em que poem a fundação de Portalegre pois concordando todos em que o seu fundador foy Lizias, ou Luzo, o qual conforme todos os Historiadores Portuguezes e Estrangeyros foy o fundador da Luzitania ou Lizitania, e Sendo certo que este viveo, e foy sepultado nesta Cidade como dis o allegado Bispo Arraez, seguece daquy que esta povoação foy a primeyra, ou ao menos das primeyras do Reyno de Portugal, alem disto concordão todos que Lizias ou Luzo foy filho ou companheyro de Bácho, e Bácho deyxadas as fabullas he nome composto de Bar, e chus que significa filho de chus, como adverte Samuel Bochart na sua Geografia sacra, Livro primeyro capitullo primeyro; e conclue que Bácho, he Nemrod filho de chus, e Netto de cam, e segundo esta noticia vem a ser a fundação de Luzitania, e de Portalegre pellos annos do mundo mil oytocentos e sincoenta e dous antes de Christo nascido dous mil cento e oytenta e tres pouco mais ou menos.
Nesta freguezia da Sé há em primeyro Lugar seminário contíguo á Sé e Passo Episcopal no qual se crião Estudantes pobres, e as suas Rendas estão fundadas em pençõis impostas na Mitra, e outros Beneficios, e ns Rendas de hum Beneficio da villa da Ponte do Sor, que por Bulla Pontificia se lhe anexou no tempo que era Bispo deste Bispado o Excellentissimo Dom Álvaro de Castro Noronha. Tem mais hum Convento de Relligiozos observantes da Provincia dos Algarves da Órdem de São Francisco, e outro de Relligiozas de Sancta Clara da mesma Provincia sobre a fundação, Privillegios, Padroados, e mais particullaridades, dos quais não se pode dizer mais do que sobre elles dice o chronista da mesma Provincia Frey Hyeronimo de Bellem na sua chronica. [...]»
Do Cura da Sé
O Padre Manoel Gonçalves Boroa1

In Ruy Ventura, As Memórias Paroquiais de 1758 do actual Concelho de Portalegre, Revista a Cidade, Revista Cultural de Portalegre, nº 10 (1995) (nova série), pp. 93-136.

Cortesia de Ruy Ventura, 28 de Junho de 2011