terça-feira, 22 de janeiro de 2019

As Crianças de Cárquere. Assim Nasceu Portugal. Domingos Amaral. «Em Almourol, entretido com a recuperação das ruínas do castelo mouro que por lá existia, quando soube destes desenvolvimentos Mem decidiu que estava na hora de rumar ao Sul. Porque não nos levais?, perguntou-lhe Ália»

jdact

As Crianças de Cárquere. 1146
Lamego, Agosto de 1146
«(…) Disse-1he que tal era pouco provável, pois Mem só pensava em Zaida. Depois relembrei-lhe que Chamoa desejava ir visitar o avô dele, Gomes Nunes, e depois Cárquere. Essa historieta não leva a lado nenhum, comentou o rapaz. Em sua opinião, coisa que ele tinha cada vez mais, desenterrar o passado era um erro tolo. Só encontraríamos ossadas velhas e malcheirosas. A intriga de Compostela, estava morta e Pêro Pais receava insistir na trapalhada, que podia prejudicar a sua ascensão ao posto de alferes. Ainda me tramam com isso... Ouvi-o atentamente, mas no final avisei-o: a rainha erigiu o afastamento de Chamoa de Coimbra. Julgo ser melhor vós também a acompanhardes.
O meu sobrinho era um rapaz esperto, sabia perfeitamente que a oposição de Mafalda da Sabóia era perigosa. Enquanto todos esperávamos pela renúncia de Gonçalo Sousa, não era avisado afrontar a francesa. Assim, e embora já saudoso das amigas que ia deixar, aceitou partir. Não vos preocupeis, elas esperam por vós, garanti-lhe. E no Minho também existem mulheres!
Na manhã seguinte, dona Justa, Fernando Afonso e Pedro Afonso subiram para uma carroça, enquanto os outros três filhos de Chamoa montaram cavalos, ao lado da mãe, de Pêro Pais e de Gualdim Pais, o amigo de sempre. Antes de a comitiva abalar, várias raparigas vieram despedir-se do meu sobrinho mais velho. Espantada com a dimensão da confraria, dona Justa perguntou se ele teria filhos. Nada disso, ensinei-o bem!, orgulhou-se Chamoa. Industriara o primogénito para não se deixar caçar por nenhuma fresca coimbrã, e Pêro Pais fora bom aluno, pois não se viam grávidas, nem sequer Ália, Élia e Ília, que foram as últimas a comparecer, decerto para não se humilharem na presença de tantas rivais.
Vou morrer sem vós, meu pêssego!, declarou Ília. E eu, que nem piar sei, sem o meu passarinho?, questionou-se Élia. Apenas Ália, a mais velha, se limitou a dizer: fazei boa viagem e cuidai de vossa mãe. Farta de tantos beijos ao filho, Chamoa deu ordens aos carroceiros para avançaram pela estrada que se dirigia ao Porto. Ao ver a comitiva afastar-se, recordei as últimas palavras que trocara com ela. Pedira-1he que fosse ao Mosteiro cie Cárquere, depois de visitar o pai, em Pombeiro. Contudo, Chamoa replicara-me: valerá a pena descobrir a intriga de Compostela, depois de ter sido banida pela rainha? Pior do que tudo, acrescentara a minha cunhada, era a ideia de que no Norte não teria ninguém que lhe aquecesse os pés à noite. Até o Mem me falhou...
Queridos filhos e netos, naquele dia, Mem já andava com a cabeça noutro lado. Embora ainda em Almourol, tinham-lhe chegado notícias de Silves. Ibn Qasi voltara de Áfricu " recuperara a cidade, onde se instalara com a esposa e a filha.
Naturalmente, Mem estava morto de saudades da princesa
que tanto amava...

Silves, Novembro de 1146
Num primeiro momento, Mem alegrou-se ao saber que, em inícios de Outubro, Ibn Qasi reconquistara Silves com a ajuda dos almóadas africanos. Al-Mumim, o líder da seita, destacara um chefe berbere chamado Bercaz Al-Masufi, que desembarcou no rio Arade e rapidamente tomou a povoação, oferecendo-a de volta ao sufi.
Emir renascido, mais enfurecido.
Controlada essa cidade, o marido de Zaida convenceu os africanos a avançarem até Mértola. Só que, do outro lado, continuava o manhoso Ibn Wasir. Sabedor da força dos almóadas, este recuou até Badajoz e, logo que o Outono trouxe as primeiras chuvas, propôs uma paz aceitável aos africanos: o sufi ficava com o reino de Silves e de Mértola, mas Ibn Wasir mantinha Beja, Évora e Badajoz.
A esperta serpente, engana toda a gente.
Avisado pelo líder de que devia poupar os exércitos, Berraz Al-Masufi aceitou o arranjo e regressou a Marrocos, o que deixou Ibn Qasi colérico, pois não conseguira vingar-se de Ibn Wasir. O marido da princesa atirou-se então à população de Silves, alimentando uma busca incessante de traidores, que muito amargurou Zaida, defensora da pacificação entre as gentes do Al-Gharb e o seu emir.
À mulher calma, dói-lhe mais a alma.
Em Almourol, entretido com a recuperação das ruínas do castelo mouro que por lá existia, quando soube destes desenvolvimentos Mem decidiu que estava na hora de rumar ao Sul. Porque não nos levais?, perguntou-lhe Ália. Dois meses depois de Pêro Pais ter deixado Coimbra, as três irmãs moçárabes tinham ido visitar o antigo almocreve a Almourol, onde o encontraram já em preparativos para a viagem. Ora, sabendo que Ibn Qasi odiava Mem, elas sugeriram ao amigo que as levasse, como disfarce útil. Podemos vencer tecidos, avançou, Élia. Alifafes!, exclamou, Ília. E falar com Zaida..., sugeriu, Ália. Mem concordou. O sanguinário Ibn Qasi certamente o mandaria matar, se o apanhasse perto da mulher». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Oficina do Livro, Casa das Letras, 2017, ISBN 978-989-741-713-9
                        
Cortesia da CasadasLetras/JDACT