quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O Vaticano contra Cristo. I Millenari. «Deixei-me levar nesta digressão, porque entendi abrir-te os olhos sobre este aspecto particular característico daquilo que te envolve. Voltemos agora ao assunto…»

jdact

A Cizânia no Meio do Trigo
«(…) Eis a chaga. Compete-te curá-la; não te é licito dissimulá-la. Porventura ris-te de mim, pensando que a chaga é incurável. No fim de contas, tem sentido dizer: trata da cura e não cura-o ou sara-o. Disse bem um poeta: nem sempre é uma questão de médico o doente recuperar a saúde. Chegámos, agora, ao ponto crítico e o problema torna-se mais melindroso. Por onde começar para exprimir o que penso? Testemunho-te que não cuides das riquezas, não mais que os teus predecessores. Aqui está o grande abuso: as riquezas são utilizadas de modo diverso. Poderias citar-me um único caso em que não te tenham aceite como Papa sem que interviessem ofertas de dinheiro ou a esperança dele? Agora, que foram declarados ao teu serviço, pretendem todo o poder. Declaram-se fiéis para mais facilmente fazer o mal a quem neles confia. A partir de agora não farás nenhum plano do qual se creiam excluídos; não terás segredo no qual não se intrometam. Não queria estar no lugar de um porteiro que faça esperar, à porta, um desses, durante um minuto!
Podes verificar, portanto, por estes acenos, se não conheço um pouquinho o carácter desta gente. São habilíssimos em fazer o mal mas incapazes de fazer o bem. Odeiam a terra e o céu e sobre ambos estendem as mãos; são incrédulos em relação a Deus e desavergonhados em relação às coisas santas; turbulentos entre eles, invejosos dos vizinhos, impiedosos para com os outros; ninguém consegue amá-los e, por sua vez, também não amam ninguém; enquanto se vangloriam de ser temidos por todos, jogam com o medo que eles mesmos têm. Não aceitam ser súbditos, mas nunca aprenderam a mandar; são infiéis para com os superiores e insuportáveis para com os inferiores. Não têm moderação no perguntar e são altivos no responder. Insistem com petulância quando querem obter qualquer coisa e tornam-se impacientes até que a consigam. São os mais ingratos quando a obtêm. Aprenderam a encher a boca com grandes palavras, mas são mesquinhos nas acções. São grandiosos nas promessas, mas calculistas em manter-se fiéis; são acariciadores na adulação e cortantes na maledicência; dissimulam com a mais inocente candura e atraem com a mais experimentada perfídia.
Deixei-me levar nesta digressão, porque entendi abrir-te os olhos sobre este aspecto particular característico daquilo que te envolve. Voltemos agora ao assunto. Que sistema é este de comprar com o espólio das igrejas saqueadas o favor daqueles que te aclamam? É a vida dos pobres que se dissipa nos caminhos dos ricos. É verdade que este costume ou outros meus costumes não começaram contigo e queira Deus que contigo terminem. Mas continuemos. Eis que caminhas tu, o pastor, todo resplandecente de ouro, cintilante de mil cores. Que vantagem retira daí o teu rebanho? Poderei dizer que isto é mais um alimento de demónios do que de ovelhas. Pedro ocupava-se destas coisas? Paulo divertia-se com isto? Vê como aproveita o zelo dos eclesiásticos, só para garantir o lugar! Tudo é feito em função da carreira, nada ou quase nada pela santidade. Se por qualquer boa razão tentasses reduzir este aparato e ser mais acessível, diriam: por favor, não está certo, não está conforme com os tempos, não é adequado à vossa majestade; cuidai da dignidade da vossa pessoa. O seu último pensamento é o que agrada a Deus; sobre o risco da salvação não alimentam dúvidas desse género a não ser que julguem estar a saudar como magnificente e justo o que resplandece de glória.
Tudo o que é modesto é detestado de tal forma pela gente do palácio que será mais fácil encontrar quem prefira ser humilde a parecer humilde. O temor de Deus é considerado uma ingenuidade, para não dizer um disparate. Quem é judicioso e dá importância à própria consciência é marcado com o selo da hipocrisia. Quem ama a paz e se dedica, de vez em quando, a si mesmo, consideram-no um mandrião. Mas sobre estas coisas é já bastante o que dissemos. Apenas toquei ao de leve no muro, sem o arrombar. Compete a ti, enquanto filho de profeta, ir mais ao fundo das coisas e ver claro. Não me é lícito ir mais longe. Lemos no Evangelho que houve uma discussão entre os discípulos para saber qual deles seria o mais importante. Serás desafortunado se à tua volta as coisas correrem desta maneira. A cúria enfada-me e convém sair do palácio. Espera-nos o pessoal da tua casa, que não só te rodeia mas, de certo modo, está dentro de ti. Não é inútil reflectir sobre os meios e os modos para reordenar a tua casa; direi até que é necessário, sem descurar os negócios de máxima importância para te reduzir a assuntos de secretaria, e fazer-te perder em minúcias. Todavia, sendo necessário atender às coisas que têm significado, não se pode, no entanto, descurar as pequenas». In I Millenari, Via col vento in Vaticano, Kaos Edizioni, 1999, O Vaticano contra Cristo, tradução de José A. Neto, Religiões, Casa das Letras, 2005, ISBN 972-46-1170-1.
                                            
Cortesia Casa das Letras/JDACT